Ti verde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto TI-Verde – Versão CONIP 2008
Resumo Introdução
Apresentar brevemente do que trata o projeto, apresentando a situação de oportunidade de emprego de tecnologia (ou problema a resolver) e o papel da tecnologia da informação na solução. Este tópico é apenas uma apresentação ao leitor, já que o contexto e a solução serão descritos a seguir

É crescente o uso de equipamentos de informática,vários são os motivos, dentre eles, destacamos o estímulo do Governo para a disseminação da Tecnologia da Informação, as condições especiais de financiamento e as ações de combate ao contrabando e ao mercado cinza estimularam a produção formal de equipamentos no Brasil. A ABINEE apontou crescimento de 8% no faturamento da área revelando um bom desempenho, considerando a base de comparação de2006, quando havia superado 20% do realizado em 2005. O crescimento dos equipamentos de Informática ficou concentrado nos computadores de pequeno porte e notebooks. Em 2007, a estimativa de vendas da ABINEE para desktops e notebooks era de 10,1 milhões de unidades, 23% acima de 2006. O mercado de desktops, em 2007, foi de 8 milhões de unidades, 6% acima de 2006, enquanto que o mercado de notebooksatingiu 2,1 milhões de unidades, 211% acima do ano anterior. Deste montante, 6,4 milhões produzidos pelas empresas formais, com crescimento de 50% em relação ao ano anterior. Em 2007, a participação da indústria legal no mercado de PC atingiu 63%, nível superior ao observado em 2006, de 52% (ABINEE).
No segmento da telefonia móvel, o Brasil fechou o mês de março/2007 com 102,1 milhões de linhas detelefonia móvel, segundo a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. O número de aparelhos é muito maior. Pelas projeções do ANATEL, mantido o quadro atual de operadoras, o Brasil deve ter fechado 2007 com algo entre 111 milhões e 114 milhões de aparelhos celulares.

Esses dados, associados ao fato do tempo médio de obsolescência dos equipamentos de TIC estar caindo continuamente e hoje estána casa de apenas 2 anos, leva à conclusão que muito lixo eletrônico estará sendo gerado a curtíssimo prazo.
A introdução da HDTV a partir de 2008 associada ao fato de que em 91,4% dos lares brasileiros as Tvs são de tubos de raios catódicos e a grande maioria delas não suporta essa tecnologia, podemos imaginar a quantidade de equipamentos que obsoletos que irão se tornar lixo eletrônico.Esses resíduos (lixo eletrônico), se não dispostos corretamente ou reciclados, representam grave risco ao meio ambiente e à saúde pública. A CETESB, enquanto órgão responsável pela qualidade ambiental e detentora de conhecimento técnico na área de tratamento de resíduos, elaborou o Projeto TI-Verde para apontar o caminho ambientalmente correto de se equacionar o problema. O projeto tem sua componentesocial baseada no fomento a iniciativas de Inclusão digital, fornecendo equipamentos com potencial de uso educacional para comunidades carentes.

Situação problema ou oportunidade
Descrever a situação-problema ou a oportunidade de emprego de tecnologia que motivaram o desenvolvimento do projeto. A situação pode ser descrita em termos de problemas que devem ser enfrentados, organizaçõesenvolvidas, demandas a serem atendidas, objetivos a serem alcançados ou outras características que definam o contexto em que o projeto foi elaborado. Deverá haver correspondência entre o contexto aqui apresentado e a solução, explicitando como foram atendidos todos os requisitos da situação-problema.

É crescente o uso do microcomputador nas atividades diárias tanto no ambiente empresarial quanto nodoméstico. Os avanços tecnológicos e o preço decrescente do componentes levam à rapida obsolescência dos equipamentos, fazendo com que no prazo de apenas dois anos já sejam descartáveis. O fato digno de preocupação é que esses equipamentos possuem diversos metais como chumbo, cobre, alumínio que, se descartados de maneira incorreta, representam problemas ambientais com reflexos na saúde pública....
tracking img