Ti, uma linguagem sem misterios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TI, uma linguagem sem mistérios

Este texto tem por objetivo socializar algumas reflexões sobre a importância da comunicação no processo de formação e atuação dos profissionais de TI, bem como conscientizar os envolvidos de alguma forma nesta área sobre a necessidade de se obter os conhecimentos necessários, e a importância da aplicação de tais conhecimentos para sua carreira profissional.
Éincontestável a importância que a comunicação está acentuada neste momento caracterizado pela Era do Conhecimento. Como informa Vanoye (1987), existem várias formas de comunicação: o homem se comunica pelo código Morse, pela escrita, por gestos, pelo telefone, pela internet, entre tantos outros que marcam esta era da informação.
A internet, com menos de um quarto de século de existência, penetroude maneira impressionante todas as esferas da atividade humana. Ela despertou interesse de muitas áreas do saber, propiciando o surgimento de novas formas de expressão e o desenvolvimento de novas formas de comunicação.
Visando obter um resultado satisfatório na formação dos novos profissionais da área de TI, muitas instituições de ensino superior do país vêm adequando cada vez mais suas matrizescurriculares. Além de uma formação técnica voltada à realidade do mercado de trabalho, essas instituições de ensino estão enfatizando o aprimoramento do ensino das disciplinas relacionadas à comunicação. Essa nova mentalidade presente na comunidade tecnológica tende a aumentar gradativamente diante do fato de que o atual profissional da área de TI deve ter, ainda em sua fase de aprendizagem eformação acadêmica, a capacidade de desenvolver as habilidades necessárias para uma formação de excelência.
A obtenção do conhecimento técnico é fundamental nesta área de atuação, entretanto, a necessidade e a importância de uma comunicação eficiente, neste ambiente, são essenciais. O domínio dessa habilidade, bem como o desempenho do ato comunicativo de forma consciente, será sem dúvida, odiferencial que proporcionará o sucesso na carreira do profissional de TI.
Além das disciplinas específicas relacionadas à formação técnica do estudante da área de TI, existem duas que estão diretamente relacionadas ao processo comunicativo. São elas as de Língua Inglesa e a de Comunicação e Expressão.
A primeira se faz necessária, durante a formação inicial do estudante de TI, uma vez que, na grandeparte do material didático, a linguagem técnica utilizada neste ambiente bem como as novas tecnologias desenvolvidas são provenientes de outros países. Dessa forma, para que haja uma comunicação comum no meio tecnológico, optou-se pela “padronização”, adotando-se, assim, a língua inglesa, que é mundialmente falada.
A disciplina de Comunicação e Expressão, por sua vez, traz consigo toda umaestrutura necessária para que o estudante possa obter conhecimento das técnicas de como se comunicar e se expressar corretamente, podendo este adquirir uma base sólida para atuar nos mais diversos ramos que a área de TI oferece.
Mas, afinal, por que é necessário que o profissional de TI tenha um maior conhecimento relacionado à comunicação?
Segundo Pretti (1987), através de um estudosociolinguístico, pode-se entender a comunicação como sendo a busca pelo entendimento, pela compreensão, através de uma ligação de sentimentos e idéias. Na verdade, comunicar-se é tornar algo comum entre interlocutores. Há de se considerar o tempo, o espaço, os interlocutores, enfim, todo o contexto em que é desenvolvida a comunicação.
Dentro da área de tecnologia é possível notar que existe quase que um dialetoespecífico. Vale lembrar que dialeto é a forma como a língua e realizada em uma região especifica. A comunidade tecnológica acabou se tornando uma “região” com particularidades lingüísticas devido ao uso constante de termos técnicos específicos de sua área.
A abundância de neologismos e estrangeirismos acabam fazendo parte do cotidiano dos profissionais envolvidos nesse ambiente. Essas...
tracking img