Ti os efeitos da nova era

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

A informação desde os tempos antigos é o maior bem que o homem possui, a informação que ele contém é o que o define, nós temos a habilidade de manipular e gerar informação a ser usado no processo de sobrevivência, preservação e evolução.
Por isso a Sociedade da informação é importante que nos torna humanos. Esse excesso de informação que nos levou a inventar os meios decomunicação para transmitir essa informação.
Com a era da tecnologia, as pessoas tiveram muitas facilidades antes não tidas, internet, celular, computadores, que fizeram essa informação quebrar barreiras geográficas. Nesse trabalho vou abordar a importância da Sociedade da Informação e a contribuição que ela teve para a evolução das novas tecnologias.



2 O que é a Sociedade da InformaçãoComo diz Polizelli et al. (2008,p.3):

Sociedade da Informação é uma proposta multidisciplinar com influências de diferentes áreas de pensamento, com um escopo amplo que integra o uso de tecnologias de informática e comunicações (TIC) para a cooperação e compartilhamento de conhecimento entre os atores, a fim de disseminar a formação de competências na população.

Citado por Polizelli etal.(2008) Os precursores da Sociedade da Informação foram os governos, as universidades e as empresas que por si, precisavam de formas de trocar informações e serviços, ajudando a firmar a rede como um todo. De forma que, a Sociedade da Informação se tornou um dos principais meios para o desenvolvimento tecnológico. A OCDE, que atualmente melhor representam a SI, uma organização que é um tipo deworkshop da sociedade da Informação, que impulsionam os países que estão agregados a essa instituição, com tendências tecnológicas, gestão comercial, estratégias para acompanhar as mudanças perante a globalização.
Existem outras organizações (POLIZELLI et al., 2008) , como a e-Europe na Europa e na Ásia a e-Japan, são iniciativas responsável pela implantação da Sociedade da Informação nosContinentes citados. Nelas os países se organizam para atrair investimentos, com estratégias visando lucros e desenvolvimento. Dentro dos países são instituições com Empresas, Estado e Universidades que utilizam dessas inovações e disseminando no país as iniciativas das SI, que estão sempre a frente do tempo, com previsões, tendências para o futuro.

2.1 A Revolução Digital
A Sociedade da Informaçãoabriu portas para o desenvolvimento. Como Polizelli (2008,p.9) afirma: “A base da crise estava na incompetência dos países capitalistas encontrarem novos mercados capazes de absorver a capacidade crescente, mesmo com tecnologias maduras de produção de bens e serviços”.
Atualmente vivemos em constante mudança, sempre com novas tecnologias, novos modos de se pensar sobre a sociedade em si.Segundo Polizelli (2008,p.117):

Vivemos em um complexo sistema em que as tecnologias de informação e comunicação evoluem em um ritmo frenético, impulsionadas pelas demandas crescentes da sociedade, que é influenciada por essa indústria, transformando-se à medida que se aprende a utilizar tais tecnologias e as incorpora em seu dia-a-dia. A tecnologia se torna cada vez mais ubíqua, ou seja,onipresente. Cada vez mais é adicionado poder computacional a diversos produtos e dispositivos, além da disseminação de diferentes tecnologias sem fio, conferindo grande mobilidade às pessoas, que podem usufruir do acesso à internet e de outras redes de inúmeros locais.

2.2 A Internet
Como é citado por Polizelli et al.(2008), a internet surgiu a partir da necessidade de trocar informações a distância,e que estava por mudar o perfil da sociedade. Em 1971, Conseguiram as primeiras trocas de informações entre computares de universidades, começara aí a grande evolução da internet, em 1990 começou a liberação comercial da internet e a disponibilização de computadores pra quem quisesse comprar, mesmo com processadores bem lentos. Mas partiu daí a produção em massa de computadores, e as empresas...
tracking img