Questionario sobre consciencia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS PALMAS
ENGENHARIA AMBIENTAL










Aplicação de questionário sobre consciência ambiental
(Disciplina de caracterização ambiental I)





;
Acadêmicos
Professora:







Palmas – TO
Dez/2011
INTRODUÇÃO

A preocupação com o meio ambiente e assuntos a ele relacionados tomam hoje proporções mundiais, o que antes era vistocomo algo não tão relevante ou que não chamava tanta atenção de cidadãos e governos (governantes).
Destruição da camada de ozônio, emissão de poluentes tóxicos, queima excessiva de combustíveis fósseis, ECO-92, Tratado de Kyoto, são palavras/frases/expressões de bem comum. Todos ou pelo menos, a grande maioria da população com acesso a veículos de comunicação como televisão, internet e rádio,sabe a significância destes temas e está tendo sua consciência reorganizada/alterada favoravelmente a este assunto.
Chegamos a um ponto onde o mundo começa a sofrer significativamente a necessidade de “evolução” e demanda energética, sem ser afetado. Onde o consumismo extrapola muitos limites e recursos podem se findar, por isso há a necessidade de se mudar a consciência das pessoas favoravelmentea sustentabilidade do meio ambiente.
Crescemos sendo moldados para esta nova política de preservação ambiental, aprendemos ainda quando pequenos a não jogar lixo fora do lixo, a não arrancar plantas, mas sim plantá-las, a não desperdiçar água durante a escovação de dentes ou ao tomar banho, etc... Esse tipo de aprendizado é algo que irá nos acompanhar pelo restante de nossas vidas, e assim comonos foi passado, nós também iremos passá-lo para as gerações futuras. Este aprendizado não quer dizer que seja um total desrespeito ao meio ambiente jogar lixo na rua, por exemplo, mas ele te torna consciente de que você está fazendo algo errado.
Associado a estas novas políticas públicas, muito também tem sido feito no quesito de desenvolvimento de tecnologias, como por exemplo, a preocupaçãono desenvolvimento de produtos biodegradáveis, reutilização de água para plantio, desenvolvimentos de polímeros (plásticos) que não agridem o meio ambiente e etc. Assim evidencia-se que o trabalho para preservação e “manutenção” do planeta é um trabalho conjunto e que depende de todos fazerem sua parte.

OBJETIVO

Objetiva-se por meio deste trabalho a aplicação de um questionário fechado,para medição do nível de consciência ambiental dos estudantes da UFT (Universidade Federal do Tocantins) que são freqüentadores da lanchonete UAI, situada dentro da própria universidade. Foram entrevistados um total de 45 alunos, sem distinção de curso, classe, idade ou qualquer outro tipo de fator.



METODOLOGIA

O método utilizado como já citado acima, baseia-se na aplicação dequestionários fechados na Universidade Federal do Tocantins. Fora procurado por um total de 45 alunos sem restrição de cursos, para que pudéssemos visualizar resultados e compreender como um todo, o nível de preocupação e conscientização ambiental destes.
Após obterem-se os resultados, faz-se a contagem dos pontos (anteriormente atribuídos a cada uma das respostas dadas) de forma a possibilitar arealização da análise conclusiva do grau de consciência ambiental e predizer em quais campos os alunos levam mais a sério, o assunto “meio ambiente”. Visto que as perguntas são o elemento fundamental, busca-se traduzir objetivos da pesquisa em questões específicas (conscientização ambiental).
O método utilizado foi o de análise não paramétrica, com valores de zero a cinco pontos de acordo com aconcordância ou discordância das pessoas entrevistadas. Os resultados obtidos foram inseridos em gráficos e tabelas para colaborar com uma maior visibilidade e análise.

Questionário Utilizado e Referentes Valores.

1. Você tem a prática de comprar produtos e/ou embalagens fabricadas com material reciclado ou que possam ser reciclados?

a) Nunca (valor = 0)
b) De vez em quando (valor =...
tracking img