Ti - infra de ativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SITEMA DE CONTROLE DE ATIVOS

Tangles Martins Pereira
Rafael de Souza
Professor: Pablo
15/06/2011

RESUMO

Palavras-chave: controle de ativos, gestão de hardware.

Introduçãp

Palavras Chave:

1 INTRODUÇÃO

Hoje em dia, sabemos da necessidade de organização da empresa em controles de ativos da área de infraestrutura, bem como sabemos que não existem software para este tipo decontrole, afim se suprir esta necessidade no mercado de software, criamos o controle de Ativos de Infra V1. 0.

Em termos de negócios, a gestão de ativos envolve a manutenção de todos ativos da empresa, do hardware de informática a ferramentas, escrivaninhas e cadeiras, laminadoras, e assim por diante. Uma tarefa crítica para a gestão de ativos é o processo de selecionar o equipamento certopara uma determinada tarefa, mantendo-o em condições operacionais o maior tempo possível e substituindo-o de forma organizada, a fim de causar o menor impacto possível para o processo da empresa.

2 Desenvolvimento

O diagrama do sistema é fundamental antes do início da construção do mesmo, pois é através do diagrama que poderemos ver de forma clara e objetiva todos os processos do sistema e osrelacionamentos entre as tabelas e criação do mesmo, bem como todo o projeto desenvolvido.

3. O que o programa vai proporcionar

O software de Controle de ativos criado pode manter registros detalhados das programações de serviços, localização, verificação, uso, manutenção e muito mais. A ampla capacidade de busca permite ao usuário listar e vincular instantaneamente os ativos porcategoria, estado, condição, atributos especiais e vários outros campos.
Oferece diversos relatórios que abrange quantidade em estoque, manutenção, propriedade, localização, reservas, uso, tempo de inatividade, verificação, estado de entrada/saída, entre muitas outras, o programa é idealizado é intuitivo e de fácil utilização pelo usuário final.

3.1 Gestões eficiente de Hardware e SoftwareQuantos gerentes não se confrontaram com as seguintes questões: Quantos computadores a empresa possui? Qual o numero de notebooks que temos na companhia? Quantas cópias de determinado software estão instaladas? Temos os requisitos de hardware e software para implementação de um novo sistema? A verdade é que hoje, muitas corporações têm dificuldade em responder tais perguntas e, acreditemuitas sequer tem as respostas, pois o grande desafio que falamos aqui é de uma Gestão eficiente de Hardware e Software. E nem estamos falando de contar com uma CMDB (Configuration Management Database), como recomendação ITIL (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação). Isso seria o melhor, sem dúvida. Mas estamos falando em questões simples, onde basta o fundamental: possuir umInventário de Ativos de Tecnologia da Informação.

 Poderemos citar milhares de motivos que demonstrem claramente a sua necessidade, seja qual for o tamanho da companhia em que atua, mas lembremos de algumas que são essenciais. A Auditoria de Software e o conhecimento do ambiente para suporte, por exemplo, são ativos valiosíssimos de uma organização e precisam, acima de tudo, serem controlados. Oprogresso freqüente da tecnologia, assim como a demanda por essa evolução contínua da TI faz crescer cada vez mais o investimento no setor. Mas os investimentos são efetuados de acordo com o cenário atual? Cada novo item é registrado e controlado? Temos o conhecimento eficaz do chamado "ciclo de vida" de cada equipamento?

É comum o processo de inventário de Hardware e Software viracompanhado de muitas surpresas como reservas e salas fechadas com equipamentos inutilizados e, em alguns casos, com sistemas caros e ainda passíveis de uso. As sucatas crescem sem controle, as cópias ilegais de software causam, ou podem vir a causar, multas exorbitantes à corporação. E mais, os notebooks guardados sem controle em armários podem trazer grandes prejuízos para as companhias, que não...
tracking img