Thomas hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
THOMAS HOBBES.
Estado de natureza: Para Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza “ohomem é o lobo do homem” “o homem é o lobo do homem”, pois possuem um poder de violência ilimitado.
Ele tem um conceito de liberdade e diz que o homem é um ser naturalmente violento, anti-social e umsujeito emocional. Não há justiça nem lei natural que regule o estado de natureza. O estado de natureza é estado de guerra, a força e a fraude são as duas virtudes cardeais. A busca da paz é funçãoda esperança de obtê-la. Os homens sentem medo por que não suportam mais o estado natural e com isso reúnem-se para efetuar um contrato social no qual é capaz de manter a paz entre eles.
Portanto,para Hobbes, a liberdade absoluta e a evidência da potência das faculdades naturais do homem desencadeiam essa desconfiança recíproca e contínua, gerando medo, o que justificaria a criação de umartifício para solucionar as desordens internas de uma sociedade. O grande Leviatã, o Estado, é esse artifício humano capaz de sanar essas desordens. É assim também que entendemos a criação de leis. O que sedenomina juspositivismo nada mais é do que a compreensão de que a lei natural deve ser abolida, suprimida pela ordem convencional, artificial, inventada pelos homens tendo em vista um bem comum que é apreservação da vida.
Estado civil: Hobbes defende um Estado absoluto, forte marca em todo o corpo de sua obra Leviatã. O papel do Estado como fundamental firmamento na formação da sociedade civil,serve ate os nossos dias como uma referência importante para se pensar o Estado moderno. Segundo Hobbes, o que daria origem ao Estado é o fato de os homens quererem sair daquelas condições precárias emque viviam em conseqüência do estado de natureza, fugindo da guerra em busca da paz. Assim, é necessário um poder comum, capaz de defender a comunidade, garantindo-lhes a paz e uma segurança...
tracking img