Thomas hobbes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Mudanças profundas ocorreram em escala mundial nas últimas décadas do século 20, entre elas o avanço da tecnologia de informação, a globalização econômica e o fim da polarização ideológica entre capitalismo e comunismo nas relações internacionais. Diante desse cenário, o sociólogo francês Edgar Morin, percebeu que a maior urgência no campo das idéias não é rever doutrinas e métodos,mas elaborar uma nova concepção do próprio conhecimento. No lugar da especialização, da simplificação e da fragmentação de saberes, Morin propõe o conceito de complexidade.

1. Tema do Projecto
O Pensamento Complexo em Edgar Morim: Uma Analise do Ser Humano como Ser Complexo.

2. O Problema
Início de século e milénio nos impõe a urgência de pensarmos novas alternativas diante do mundo, dasrelações e, portanto, das organizações. Dependemos de pensamentos e acções que determinam nossa cultura e, ao mesmo tempo, são determinados por ela. As sociedades, em sua diversidade múltipla, ditam regras e normas que são aceitas e incorporadas moralmente pelas comunidades, no intuito, cada vez mais frequente, de adequar e unificar procedimentos e critérios, que não apenas distinguem os povos,mas, sobretudo, aproximam os indivíduos membros de um grupo.
A vida contemporânea nos coloca a possibilidade da reflexão sobre a necessidade de se adoptar novas posturas e comportamentos que são influenciados pelo modo de pensar; dito de outra forma, os pensamentos determinam as práticas que se estabelecem e se desenvolvem nas sociedades. Cada vez mais, a urgência e as mudanças céleres nas diversasáreas do saber nos indicam que a aprendizagem dos indivíduos está em toda parte e em todos os tempos. Por isso coloca-se a seguinte problemática:
Como mudar, criar novas alternativas e desenvolver critérios e procedimentos éticos diversificados, para sobrevivermos à barbárie os nossos dias?
3. Justificativa da escolha do tema
O ser humano traz em si um conjunto de características antagônicas ebipolares. Ao mesmo tempo em que é sábio, é louco; é prosaico e é poético; é trabalhador e lúdico; é simultaneamente empírico e imaginário. Vive de muitos jeitos e se apresenta de várias maneiras. É unidade e diversidade; é multiplicidade, pluralidade e indissociabilidade; é corpo, idéias e afetividade. É um homo complexus.
Este trabalho tem como motivação opor o pensamento linear, reducionista edisjuntivo que caracteriza a idade moderna porque, o ser humano é um ser complexo, capaz de se auto-organizar e de estabelecer relações com o outro, e é nessa relação de alteridade que o sujeito encontra a autotranscendência, superando-se, interferindo e modificando o seu meio num processo de auto-eco-organização a partir de sua dimensão ética que reflete seus valores, escolhas e percepções domundo.

4. Objectivos
4.1. Geral:
• Propor um pensamento que une e não separa todos os aspectos presentes no universo.

4.2. Específicos:
• Identificar a cultura humana dentro do universo complexo;
• Identificar a reação entre a ciência, a técnica, a sociedade e a política;
• Saber como educarmos os jovens actuais e do futuro;
• Identificar dentro do Universo Complexo a finalidade dahumanidade contemporânea.

5. Hipóteses

5.1. Principal
• A incerteza e as contradições fazem parte da vida e da condição humana. Também a solidariedade e a ética é o caminho para a religação dos seres e dos saberes

5.2. Secundárias
• Os saberes tradicionais foram submetidos a um processo reducionista que acarretou a perda das noções de multiplicidade e diversidade;
• A simplificaçãoestá a serviço de uma falsa racionalidade, que passa por cima da desordem e das contradições existentes em todos os fenômenos e nas relações entre eles.
• É preciso reagrupar os saberes para buscar a compreensão do universo.

6. Variáveis
• Dependente - O Pensamento Complexo.nas Escolas da Cidade da Beira.
• Independente – Uma Análise do Ser Humano como Ser Complexo.

7. Metodologia...
tracking img