Thinking architecture - peter zumthor 1996

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os jovens vão para a universidade com o propósito de se tornarem arquitetos, de descobrir se eles têm o que é necessário. Qual é a primeira coisa que deveríamos ensinar a eles?
Antes de tudo devemosexplicar que a pessoa em frente a eles não é alguém que faz perguntas cujas respostas ele já sabe. Praticar arquitetura é fazer a si mesmo perguntas, encontrar a suas próprias respostas com a ajudado professor, reduzindo as possibilidades,encontrando soluções. E novamente, e novamente.
A força de um bom design repousa em nós mesmos e na nossa habilidade de perceber o mundo tanto com a emoçãoquanto com a razão. Um bom projeto de arquitetura é sensual. Um bom projeto de arquitetura é inteligente.
Todos nós experimentamos arquitetura antes mesmo de escutarmos essa palavra. As raízes doentendimento da arquitetura estão em nossa experiência arquitetural: nosso quarto, nossa casa, nossa rua, bairro, cidade, nossa paisagem – nos os experimentamos desde de muito cedo, inconscientemente, enós posteriormente os comparamos a outras cidades, ruas e casas que conhecemos. As raízes do nosso entendimento da arquitetura repousam em nossa infância, em nossa juventude, em nossa biografia. Osestudantes devem aprender a trabalhar de modo consciente com as suas experiências próprias de arquitetura. Suas tarefas são concebidas para iniciar esse processo.
Podemos nos perguntar o que é quegostávamos naquela casa, naquela cidade, o que foi que nos impressionou e nos tocou – e por que. Como era aquele quarto, aquela praça, como era realmente. Que cheiro se sentia no ar, como soavam os meuspassos e a minha voz, como eu sentia o chão sob os meus pés, a maçaneta em minhas mãos, como a luz atingia as fachadas, como era o brilho nas paredes? Havia um sentimento de aperto ou de amplidão, deintimidade ou de vastidão?
Pisos de madeira como membranas finas, pesadas massas de pedra, texturas suaves, granito polido, couro flexível, aço enferrujado, mármore polido, vidro cristalino, asfalto...
tracking img