The Fog of War

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 O documentário The Fog Of War (2003), relata a vivência do ex-Secretário de Defesa dos EUA, Robert S. McNamara, desde a época da Segunda Guerra Mundial. O documentário é dividido em 11 lições que McNamara passa como ensinamento aos grandes estadistas, devido a sua experiência no ramo. Batalhou pelo exército americano por 3 anos na Segunda Guerra Mundial, durante 7 anos foi Secretário de Defesada Guerra do Vietnã e permaneceu por 13 anos no Banco Mundial.
As 11 lições passadas ao longo do filme são:
1. Empathize with your enemy (cause empatia no inimigo)
2. Racionality will not save us (racionalidade não irá nos salvar)
3. There’s something beyond one’s self (existe algo além de si proprio)
4. Maximize efficiency (maximize a eficiência)
5. Proportionality should be a guidelinein war (proporcionalidade deve ser uma meta da guerra)
6. Get the data (consiga informação)
7. Belief and seeing are both often wrong (acreditar e ver estão geralmente erradas)
8. Be prepared to reexamine your reasoning (esteja preparado para rever seu raciocínio)
9. In order to do good, you may have to engage in evil (para fazer o bem você pode ter que fazer o mal)
10. Never say never (nuncadiga nunca)
11. You can’t change human nature (você não pode mudar a natureza humana)
A segunda regra de McNamara, ‘racionalidade não irá nos salvar’, é diretamente ligada a crise dos mísseis em Cuba, pois, como diz o próprio especialista, dois grandes indivíduos racionais estavam dispostos a destruir suas nações, e o fato de serem racionais não os impediu de tal, e sim a sorte. Uma guerranuclear não aconteceu por sorte, como disse McNamara.
Hoje em dia essa regra deveria ser lembrada pois um chefe de estado pode ser um ser humano racional, mas isso não vai o impedir de entrar em guerra se seus interesses forem ameaçados. Na era da existência das armas nucleares a racionalidade deveria impedir a ocorrência de conflitos internos e externos. Atualmente o número de bombas nucleareschega na casa dos milhares, e saber que para qualquer uma ser utilizada basta a decisão de um só homem, o chefe do estado, e esse único homem tem o poder de decidir o futuro de todas as nações do mundo, é uma realidade que precisa ser analisada racionalmente. O mundo não pode mais viver sem a probabilidade de uma nova guerra, mas é sabido por todos que se uma nova guerra começar, a humanidade corresérios riscos.
Na quinta regra de McNamara, ‘proporcionalidade deve ser uma meta na guerra’, McNamara faz a ligação com a Segunda Guerra Mundial e a destruição causada no Japão. Antes das bombas nucleares serem lançadas, 67 cidades do Japão já haviam sendo atacadas, causando a morte de 50% a 90% de pessoas. Em Tóquio 100 mil pessoas morreram em uma noite com os ataques das bombas incendiárias, emesmo assim, o governo norte americano lançou as bombas nucleares, causando consequências muito maiores do que as esperadas. A proporção no caso é importante pois, quase metade de uma nação foi assassinada pela guerra, e a população dos EUA não, com exceção dos soldados nos exércitos. Milhares de pessoas foram mortas na Segunda Guerra, e o fato do Japão ter sido derrotado não explica o número demortos pois a guerra já estava tomando um rumo beneficiando os Estados Unidos e o Japão já estava sendo aniquilado. O lançamento das bombas atômicas foi um ato desproporcional e desumano, afirmando ainda mais a hegemonia americana.
A sétima regra, ‘acreditar e ver, ambas estão geralmente erradas’, é uma critica para quem ‘só acredita no que vê’. Em uma guerra, o estadista não vai estar semprecerto, nem sempre as decisões tomadas por ele vão gerar boas consequências, mas essas decisões somente são tomadas pois o chefe do estado acredita em tal coisa, ele recebe informações de muitos lados, ainda mais atualmente com o avanço da tecnologia onde qualquer movimento pode ser considerado uma ameaça, então ele tem o dever de tomar uma decisão e ele vai tomar baseado em suas expectativas sobre...
tracking img