Realismo de acordo com mcnamara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Amanda Machado 201210857 1º B - RI
Caio Olegário 201210883
Mariana Belato 201210985
Norma Ricomine 201211008
Thaís Pimenta 201211034
Vinicius Bueno 201211042

Trabalho Final:
Relação entre a Teoria Realista e o filme The Fog of War

De acordo com a Teoria Realista, o Estado é unitário, racional e o único ator das Relações Internacionais. A característica unitária expressa opoder do Estado em relação a outros atores, como indivíduos e empresas, ou melhor, significa que o único capaz de tomar decisões que definirão o futuro da sociedade nacional é o Estado. A racionalidade pressupõe que ele trace objetivos e mensure a probabilidade de realizá-los da forma mais eficiente possível de acordo com os seus interesses prioritários. Além disso, esse Estado utiliza a violênciacomo meio de alcançar determinado fim e sua política interna é pautada pela política externa adotada. O principal objetivo do Estado, segundo o Realismo é a busca pela sobrevivência. E essa sobrevivência só se dá por meio da acumulação de poder. Por sua vez, a acumulação de poder ocorre após a realização dos objetivos previstos por meio de qualquer meio existente que possa garanti-los.
Entre o fimda Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a queda do Muro de Berlim, em 1989, o mundo viveu sob o manto da Guerra Fria. Esse período era caracterizado pelo antagonismo entre duas superpotências, os Estados Unidos da América e a União Soviética, e, por isso, a representação desse mundo era a bipolaridade. O papel desses dois países era estabelecer uma zona de influência no mundo. Além disso, investiammuito em pesquisa, tecnologia e na fabricação de instrumentos bélicos e espaciais. Qualquer avanço de um, implicava na corrida do outro para ultrapassá-lo. O período da Guerra Fria foi bastante tenso para o mundo, pois ambas potências tinham um enorme poder bélico e bastava uma pequena desavença para colocar em risco o futuro da humanidade, uma vez que elas também possuíam arsenal nuclear. Essecenário surge para corroborar as ideias idealistas, que foram postas de lado após o final da Primeira Guerra Mundial.
Lançado em 2003, o documentário “Sob a Névoa da Guerra” tem como narrador Robert McNamara, Secretário de Defesa dos Estados Unidos entre 1961 e 1968. O filme é dividido em ensinamentos dados por McNamara tendo como pano de fundo suas experiências em Guerras. É interessanteobservar que os ensinamentos passados pelo ex-Secretário alternam entre os conceitos realistas e idealistas.
Um dos cenários presentes no filme e mais utilizado por McNamara é o da Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã ocorreu entre os anos de 1955 e 1975, portanto, está compreendida dentro do contexto geral da Guerra Fria. Nessa época, o país asiático estava dividido em duas partes, uma socialista eoutra capitalista. Cada parte era apoiada por uma das principais potências mundiais. Em determinado momento, o exército norte-vietnamita atacou a base militar dos Estados Unidos no território sul do Vietnã. Após essa ação, os americanos revidaram com uma brutalidade espantosa. A partir da experiência nessa guerra, Robert McNamara elabora alguns dos principais ensinamentos encontrados nodocumentário.
A primeira lição é sobre a empatia que se deve ter com o inimigo. Robert McNamara diz que é necessário que um ator consiga se colocar no lugar daquele contra qual está lutando, pois, dessa forma, compreende-se melhor as atitudes e é capaz de prever as ações do outro. Isso foi argumentado com base na chamada Crise dos Mísseis, ocorrida em 1962. Essa situação se deu após os Estados Unidosdescobrirem que a União Soviética havia instalado mísseis nucleares em Cuba e os apontados para o território estadunidense. Depois de debates na Casa Branca, o então presidente americano, John Kennedy, optou por não responder à ofensa. Esse foi um dos momentos mais delicados da História, porque poderia ter iniciado uma guerra nuclear que acabaria com a humanidade. Analisando essa lição sob a luz do...
tracking img