The corporation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS

1 - INTRODUÇÃO

Baseada no novo modelo de economia, a economia do cliente, onde o consumidor esta cada vez mais exigente, mais seguro de suas necessidades e muito mais "imediatista", sempre exigindo o melhor pelo menor preço e com a maior agilidade.
Para atender esse novo consumidor as empresas tiveram que reformular a sua maneira de administrar – Surge pelaprimeira vez o conceito de "Administração Por Objetivos". A Administração Por Objetivos ou Administração Por Resultados constitui um modelo administrativo bastante difundido e plenamente identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica da administração. A APO surgiu na década de 50 através da publicação do livro de Peter F. Drucker, o qual caracteriza pela primeira vez aadministração por objetivos.
A APO é uma técnica de direção de esforços por meio de planejamento e controle administrativo fundamentado no princípio de que para atingir resultados a organização precisa antes definir em que negócio está atuando e aonde pretende chegar. Inicialmente se estabelecem os objetivos anuais da empresa, formulados na base de um plano de objetivos a longo prazo. Escolhidose fixados os objetivos a serem alcançados, o próximo passo é saber como alcançá-los, isto é, estabelecer a estratégia empresarial a ser utilizada para melhor alcançar aqueles objetivos.
A estratégia, o antigo conceito militar define estratégia como "aplicação de forças de larga escala contra algum inimigo". Em termos empresariais, a APO define estratégia como "a mobilização de todos os recursosda empresa no âmbito global visando a atingir objetivos a longo prazo". A APO é caracterizada por um estilo participativo, com ênfase em pessoas, a fim de proporcionar a criação de inovações enfocando o futuro e novas visões.
O propósito deste trabalho é de mostrar uma melhor definição do ambiente das empresas e seus principais objetivos, indicar as características organizacionais adequadas paraconfrontar com diferentes ambientes de
negócios, definir os conceitos de Administração Por Objetivos e de Objetivos, bem como compreender os diversos modos de planejamento, assim como definir a melhor maneira de implantar a APO em uma companhia sem que ela passe por problemas que podem ser gerados durante a sua implantação. Esta pesquisa explica como surgiu a Administração Por Objetivos e quaissão as suas características.

2 - O SURGIMENTO DA APO

Surgiu do espírito pragmático e democrático da teoria neoclássica na década de 50. Sendo o seu criador Peter F. Drucker.
Devido as depressões geradas pela crise de 29 as empresas privadas norte-americanas sofriam pressões acentuadas. E os governos passaram a intervir nos controles nacionais não podiam depender das ações dos empresáriosda época.
A pressão econômica da época gerou várias campanhas para reduzir custos, além de não alcançar grandes resultados, acentuavam apenas um dos aspectos envolvidos na questão ( custos ), em detrimento, muitas vezes, de outros e importantes fatores. Mantinha-se assim, a mesma condicionante de desequilíbrio que pensava estar combatendo, ou pior, acabava-se agravando determinadas situações.Os dirigentes entendiam essa falta de resultados ou " apatia " como atitude rebelde, e em resposta apertavam mais ainda os controles. Dessa maneira fechava-se o círculo vicioso: resistência, controle, mais resistência , mais controle. " foi então que se buscou uma forma de equilibrar objetivos, admitir maior participação, descentralizar decisões, permitir auto-controle e auto-avaliação , o quesignificava maior liberdade ou mais relaxamento dos controle".
Surge a APO no bojo de outros movimentos no âmbito da administração ( descentralização de atividades, pesquisa operacional, enfoque sistêmico, etc. ) e da promoção empresariais ( novos mecanismos de marketing, merchandising, técnicas publicitárias de divulgar e persuasão ).

3 - O CONCEITO DE APO

Está ligado à idéia de que as...
tracking img