Thau1

2873 palavras 12 páginas
1

COLIN, Silvio. Uma introdução à arquitetura. Rio de Janeiro: Uapê, 2000 (Capítulos 1, 2, 3, 4 e 5), p. 21-43

CAPÍTULO I - CONCEITUAÇÃO DE ARQUITETURA
Comecemos pela palavra arquiteto: tecton, em grego, designava um artífice ligado AA construção de objetos por junção de peças, como um carpinteiro, e não por modelagem ou entalhe; o prefixo arqui indica superioridade. Assim, etimologicamente, arquiteto quer dizer “grande carpinteiro”. Desconsiderando as variações que a palavra pode ter assumido através dos séculos de cultura ocidental, hoje a empregamos com diversas acepções dentre as quais destacamos três.

UMA PROFISSÃO
Arquitetura é, em primeiro lugar, uma profissão de nível superior. O seu currículo de graduação compõe-se de matérias referentes a três áreas do conhecimento: a área técnica [...]; na área chamada das humanidades, temos as matérias concernentes à História e Teoria da Arte e Arquitetura [...]; e a terceira inclui disciplinas relacionadas com a representação e composição de projetos.

UM PRODUTO CULTURAL
Do ponto de vista antropológico, a arquitetura é vista como o resultado, ou seja, o produto da ação do homem sobre o meio. Nesse sentido, a arquitetura informa sobre como vivem viviam os homens, quais seus hábitos e valores culturais, como se divertiam, comiam, trabalhavam, como apropriavam os espaços domésticos e urbanos, etc.

COMO UMA ARTE
Sob o critério estético a arquitetura é vista como uma arte pois - embora alguns considerem que só comportaria um conjunto dos edifícios, aqueles em que o critério de excelência estética prevalece sobre os valores utilitários ou comerciais – a arte deve ser sempre uma meta. Encarar a arquitetura como arte não significa considerar apenas as obras-primas. [...] Não é necessário um edifício ser obra-prima para caber dentro do conceito de obra de arte. Assim como temos grandes obras literárias que não foram escritas por Gothe ou Dante Alighieri, também podemos ter grandes obras de arquitetura fora do

Relacionados

  • thau1
    579 palavras | 3 páginas
  • PLANO THAU1 2015
    1220 palavras | 5 páginas
  • Arquitetura da Felicidade
    346 palavras | 2 páginas