Tga e abordagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado.
As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesões atuando em pequenasoficinas, escolas e aos profissionais autônomos.
A administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter cientifico. Grandes filósofos da Idade antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a administração moderna. Sócrates em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão em seu livro “A Republica”, expões a forma de governo e a administração de negócios públicos;Aristóteles, quando escreveu “A Politica”, fala sobre a organização do estado e suas formas governamentais.
Algumas contribuições deixadas pelos povos da antiguidade foram importantes como:
 Egípcios – burocracia administrativa.
 Babilônios – registro de transações comerciais e controle das mesmas.
 Assírios – tinham depósitos de suprimentos e colunas de transportes.
 Gregos – implantarama democracia participativa, planos de estratégia, conceitos de qualidade, pregação da ética e igualdade.
 Romanos – criadores de tributos, primeiros organizadores de empresas em outros países e de associações artesanais (guildas).
 Chineses – ensinamento de planejamento, disciplina, comando e estratégia militar.
O Renascimento, período histórico de grande destaque para as artes e outrasciências, trouxe contribuições em forma de métodos de produção diferenciados e conhecimentos em documentações para melhorar o controle das empresas que existiam.
Administração recebeu influência também da igreja católica, na adoção da hierarquia, disciplina, descentralização de atividades, e a centralização de comando, assim como das organizações militares também.
No século XVIII, as tendênciasque o mercantilismo havia iniciado foram impulsionadas pela Revolução Industrial, que foi produto de dois acontecimentos: o surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção.
Com isso surgiu uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época. Essa revolução caracterizou-se pelos seguintes fatos: mecanização das indústrias eagricultura; desenvolvimento do sistema fabril; e grande aceleração dos transportes e das comunicações.
A partir do século XX, as mudanças nos países mais desenvolvidos, na época Inglaterra e Estados Unidos, exigiu a industrialização dos setores de primeira necessidade: alimentação, vestuário, habitação e iluminação.
• A origem da abordagem clássica tem como principais pontos:
• O crescimento aceleradoe desorganizado das empresas, ocasionado uma gradativa complexidade na sua administração.
• A necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter o melhor rendimento possível de seus recursos e fazer face a concorrência e a competição que se avolumavam.
• O panorama industrial no inicio deste século tinha toda uma variedade incrível de empresas, com tamanhosaltamente diferenciados, problema de baixo rendimento da maquinaria utilizada, desperdício, insatisfação generalizada, concorrência intensa, mas com tendências poucas definidas, elevados volume de perdas, decisões mal formuladas, etc...
• O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir as ausências de bases cientificas da administração, bem como dar visibilidade ecredibilidade a nova ciência.

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração. Um era americano Frederick Winslow Taylor, e veio a desenvolver a chamada Escola da Administração Científica, preocupada em aumentar a eficiência da indústria por meio inicialmente da racionalização do trabalho...
tracking img