Tga abordagem contigencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA E NEGÓCIOS

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - 4º MÓDULO




ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO:
Variáveis Ambientais Externas














SÃO PAULO
2012
s












ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO:
Variáveis Ambientais Externas



Trabalhoapresentado ao Curso de Engenharia de Produção, da Faculdade Carlos Drummond de Andrade, como requisito para aproveitamento no componente curricular de Teoria Geral da Administração..





SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 3
1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO 4
2. TEORIA DA CONTINGÊNCIA 6
3. PESQUISA DE CHANDLER 7
4. PESQUISA DE BURNS E STALKER 9
5. PESQUISA DE LAWRENCE ELORSCH 10
6. PESQUISA DE JOAN WOODWARD 11
7. AMBIENTE 12
7.1. Tipologia de Ambientes 13
8. TECNOLOGIA 14
8.1. Tipologia de Tecnologias 15
8.2. Impacto da Tecnologia 16
CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO





A Teoria da Contingência enfatiza o mais recente estudo integrado na teoria da Administração, é sem dúvida a mais eclética de todas as teorias, pois alémde considerar as contribuições das diversas teorias anteriores, consegue coordenar os princípios básicos como: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. A abordagem contingencial mesmo tendo analisado outras escolas como a Teoria Clássica ou a Teoria de Sistemas, aceitou suas premissas básicas, mas adaptou-as a outros termos, pois, nela nada é absoluto ou universalmenteaplicável. Tudo é composto de variáveis sejam situacionais, circunstanciais, ambientais, tecnológicas, econômicas; enfim diferem em diferentes graus de variação.


De todas as teorias a abordagem contingencial enfoca as organizações de dentro para fora, colocando o ambiente como fator primordial na estrutura e no comportamento das organizações. De um lado o ambiente oferece oportunidades erecursos, de outro impões coações e ameaças à organização. É neste ponto que a tecnologia torna-se também uma variável importante para o ambiente. Dela depende os conceitos de oportunidades fora da organização, como dentro da organização, já que interfere na coerência dos membros internos da organização para obter e adaptar a coesão com características externas do ambiente. Cada organização requersua própria estrutura organizacional dependendo das características de seu entorno e de sua tecnologia. Assim, para a teoria da Contingência, os dois grandes desafios para as organizações modernas são o ambiente e a tecnologia.













ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO







A palavra Contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ounão. Dentro de um aspecto mais amplo, a Abordagem Contingencial salienta que não se atinge a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única que seja melhor para organizar no sentido de alcançar os objetivos altamente variados das organizações dentro de um ambiente também altamente variado. Os estudos atuais sobre as organizaçõescomplexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura de uma organização e seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo.

A Abordagem Contingencial marca uma nova etapa no estudo da Teoria Geral da Administração, assumindo uma abordagem eclética, comparando as demais teorias administrativas existentes à luz dessas variáveis, aplicando seus diversos princípiosem cada situação distinta de cada organização.

Para que possamos entender, iremos relembrar um pouco de cada teoria vista nos trabalhos anteriores:

✓ Teoria clássica: é a organização de um regime fechado, rígido e mecânico sem conexão com seu ambiente exterior. A preocupação dos autores clássicos era encontrar a melhor maneira de organizar, valendo para qualquer tipo de...
tracking img