Abordagens contigencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagens da Administração: Origem, principais vultos, característica e apreciação crítica da Abordagem Contingencial

janaina tavares.

Manaus-AM
2010
Introdução

O objetivo deste trabalho é apresentar a origem, os principais vultos, as características e uma apreciação crítica a respeito da Teoria Contingencial. Objetivando expor todas as contribuições que a Abordagem Contingencialofereceu e continua oferecendo ao estudo das teorias gerais da administração.
Neste sentido, temos o intuito de desenvolver a aprendizagem e ampliarmos nossos conhecimentos contribuindo para abrir novas perspectivas, no sentido de podermos analisar os fenômenos que ocorrem dentro das organizações.

1.Teoria Contingencial
A teoria contingencial teve início a partir da década de 60 onde serealizou uma série de pesquisas para verificar, dentre os demais modelos estruturais organizacionais, qual seria o mais ideal e eficaz, que permitiria a sobrevivência das organizações ao longo dos anos. Nessa pesquisa descobriu-se que, a estrutura organizacional e o seu funcionamento, são dependentes da ligação com o ambiente externo. Dentre as teorias da Administração, a teoria contingencial é a quepossui um pouco de cada uma das outras, pois consegue coordenar os princípios básicos da Administração como: as tarefas, a estrutura, as pessoas, a tecnologia e o ambiente. A Teoria Contingencial tem como base, a inexistência de um modelo que possa se enquadrar em todas as organizações e em todas as ocasiões, pois podem ocorrer mudanças em função de variados tipos de circunstâncias. Isto significaque a teoria da contingência vem declarar que nada é absoluto, ou seja, tudo é relativo nas organizações ou na teoria administrativa, isto é, tudo pode se modificar, tudo esta sujeito a ações contingenciais.
Algumas características podem ser destacadas desta teoria, tais como: possui sistema aberto; se relaciona e interage com o ambiente externo, sofrendo as influências exteriores, pois o queocorrer externamente, ocorrerá dentro da organização. Dentre os principais pesquisadores desta teoria estão: Chandler (pesquisou quatro grandes empresas americanas e as selecionou por serem inovadoras na criação de estruturas de sucesso para administrar uma grande empresa multidimensional); Burns e Stalker ( pesquisaram industria inglesa para verificar a ação entre prática administrativas eambientes externos); Lawrence e Lorsch (procuraram responder a questão: que caraterísticas deveriam ter as empresas, para poderem enfrentar com eficiência as diferentes condições externas, tecnológicas e de mercado) estes quatros pesquisadores tiveram grandes influencias para o surgimento da teoria contigencial, pois concluiram que a organização era dependente do ambiente e da tecnología adotada.2.Ambiente
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente uma organização. É o contexto dentro da qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto ela mantém transações e intercambio com seu ambiente e isto faz com que tudo que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente as organizações. Portanto, para a abordagem contigencial o ambiente e as demandasambientais são fatores determinantes e devem sempre ser levados em consideração.
A abordagem contingencial divide o ambiente em Ambiente geral que é o macroambiente comum a todas as organizações e pode ser composto por um conjunto de condições como: tecnologicas, economicas, politicas, legais, demograficas, ecologicas e culturais que podem ser favoraveis ou não a organização. Outro ambiente quefaz parte é o ambiente de tarefa que é o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. Esse ambiente é constituido por: fornecedores de entrada, clientes, concorrentes e entidades reguladoras. Embora, a teoria contigencial subdivida o ambiente, ele é um só. E cada organização está exposta a apenas uma parte dele, e essa parte apresenta caracteristicas diferenres das demais. Por isso se...
tracking img