Tga - henri fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HENRI FAYOL
Jules Henri Fayol nasceu em Istambul, 29 deJulho de 1841 – faleceu dia 19 de Novembro de1925 em Paris.
Fayol era filho de pais franceses.Seu pai André Fayol, um contramestreemmetalurgia. Casou-se com Adélaïde Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madeleine e HenriJoseph, o último sempre hostil às idéias do pai.Fayol criou o Centro de Estudos Administrativos
onde se reuniamsemanalmente pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas.Entre seus seguidores estavam LutherGuilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Também direcionou seu trabalho para a empresa como um todo, ou seja,procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das idéiasadotadas por Taylor e Ford.
Juntamente com Taylor e Ford são considerados os pioneiros daadministração. Sua visão, diferentemente de Taylor (trabalhador) e Ford(dono), foi a de um Gerente ouDiretor. Em 1888, aos 47 anos, assumiu adireção geral da mineradora de carvão francesa Commentry-Fourchambault-Decazeville, em falência. Restabeleceu a saúde econômico-financeira dacompanhia.
“Não existenada rígido nem absoluto em matéria administrativa; tudo nela éuma questão de medida. Quase nunca se aplicará o mesmo princípio duasvezes em condições idênticas.” (Fayol)
Fayol fez a ligação entre aestratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas dedimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. Após 58 anos de estudos, pesquisa eobservação, reuniu suas teorias na obra AdministraçãoIndustrial Geral(Administration Industrielle et Generale), em 1916. Só foi traduzida para o inglês em 1949.

Estabeleceu 14 princípios básicos de organização, admitindo flexibilidade na ausência e...
tracking img