Tga - chiavenato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2079 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 3 – A Administração Científica, Pag. 125.

1. Comente os princípios de administração de Taylor.

Taylor enunciou quatro princípios de administração, sendo:
Principio de Planejamento: substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados. Substituir o método da improvisação pela ciência, por meio do planejamento do método.
Principio do Preparo ou Seleção:selecionar cientificamente os trabalhadores para suas melhores aptidões e treiná-los para cada cargo, para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Além do preparo da mão de obra, deve-se também preparar as maquinas e equipamentos de produção, bem como o arranjo físico e a disposição racional das ferramentas e materiais.
Principio do Controle: supervisionar se o trabalho estásendo executado como foi estabelecido. A gerencia deve cooperar com o trabalhador, para que a execução seja a melhor possível.
Principio da Execução: disciplinar o trabalho. Distribuir distintamente as atribuições e responsabilidades, para que a execução do trabalho seja bem mais disciplinada.


2. Em que aspectos a análise do trabalho e o estudo dos tempos e movimentos serviram de base para otrabalho de Taylor?

O estudo dos tempos e movimentos, além de permitir a racionalização dos métodos de trabalho do operário e a fixação dos tempos padrão para a execução das operações e tarefas, tem ainda outras vantagens:
1. Eliminar os movimentos inúteis e substitui-los por outros mais eficazes.
2. Tornar mais eficaz e racional a seleção e formação profissional.
3. Ter uma base segurapara melhorar a eficiência do trabalho e consequentemente o rendimento da produção.
4. Distribuir uniformemente o trabalho, para que não haja períodos de falta ou excesso do mesmo.
5. Ter uma base uniforme para a fixação de salários equitativos e para a concessão de prémios por aumento de produção.

Os objetivos da análise do trabalho eram os seguintes:
1. Eliminação de todo desperdício deesforço humano.
2. Adaptação dos operários à própria tarefa.
3. Treinamento dos operários para melhor adequação as exigências de seus respectivos trabalhos.
4. Maior especialização de atividades.
5. Estabelecimento de normas bem detalhadas de execução do trabalho.

3. Explique o que é eficiência.

Eficiência ou rendimento significa a correta utilização dos recursos (meios de produção)disponíveis. Pode ser definida pela equação E = P/R, na qual P são os produtos resultantes e R, os recursos utilizados. A ORT busca a melhor maneira, isto é os métodos de trabalho para estabelecer os padrões de desempenho das tarefas. Uma vez estabelecidos os padrões de desempenho, a eficiência do operário passou a ser a relação entre o desempenho real e o desempenho estabelecido previamente como eficiênciaa 100% (tempo padrão). A eficiência preocupa-se com os meios, com os métodos mais indicados, que precisam ser planejados a fim de assegurar a otimização dos recursos disponíveis.


4. O que a divisão de trabalho e especialização do operário?

Ao verificar que o trabalho pode ser mais bem executado e de maneira mais econômica por meio da subdivisão das tarefas, chegou-se à conclusão de que otrabalho de cada pessoa deveria, tanto quanto possível, limitar-se à execução de uma única e simples tarefa predominante. Com isto, cada operário passou a ser especializado na execução de tarefas simples e elementares, para ajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho estabelecidas pelo método. A ideia básica era de que a eficiência aumenta com a especialização: quanto maisespecializado for um operário, tanto maior será sua eficiência. Surge aqui também o conceito de linha de montagem.


5. O que é desenho de cargos e de tarefas para a Administração Científica?

Para responder a esta questão definiremos primeiro, Cargo e Tarefa.
 Tarefa é toda e qualquer atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização, é a menor unidade possível dentro da...
tracking img