Textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Português

CAPÍTULO VII
1. TEXTO “Refém do verde”
Uma cidade do litoral do Paraná paga caro para proteger espécies ameaçadas de extinção Até algum tempo atrás, a 8 mil moradores de Guaráqueçaba, uma cidadezinha do litoral paranaense, eram proibidos de cortar a grama que crescia nas ruas e praças sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(Ibama), o órgão do governo responsável pelo meio ambiente. O motivo: cada centímetro quadrado do município é considerado área de preservação ecológica, intocável para qualquer finalidade que não seja a proteção da fauna e da flora. Em Guaraqueçaba não se pode cultivar novas lavouras, abrir fábricas ou erguer casas de comércio. Cortar grama passou a ser permitido depois que a prefeitura fez um acordocom o Ibama excluindo esse item da lista de proibições. Mas ainda é preciso autorização para podar um galho de árvore no quintal. O caso de Guaraqueçaba é um exemplo de como a preocupação com a ecologia, levada ao exagero, pode infernizar a vida das pessoas. Ainda mais quando a tarefa á entregue a burocratas que adoram fazer catálogos de proibições. O município tornou-se um parque ecológicoporque ali está situada a última grande área da Mata Atlântica nativa do País. É o hábitat de dezenas de espécies ameaçadas, como a onça-pintada e o lobo guará e duas raridades já extintas em outras regiões: o mico-leão-da-carapreta e o papa gaio-chauá. Além disso, grande parte do território municipal, está dentro do chamado complexo lagamar-estuarino, uma teia de canais, ilhotas e mangues consideradaum dos mais ricos viveiros de espécies marinhas.
Franco Iacomini, revista Veja, 9/4/1997.

Veja algumas interjeição e locuções interjetivas e o que elas normalmente exprimem: Advertência: Atenção! Calma! Cuidado! Alegria: Oh!Oh!Oh! Aplauso, aprovação: Bravo!Bis!Mais um! Chamamento:Oi! Ei! Psiu! Desejo: Quem me dera! Tomara! Se Deus quiser! Dor: Ai! Ui! Espanto, surpresa: Oh Ué Uai! Puxa!Medo, aversão; Uh! Oh! Cruz-credo! Silêncio: Psiu! Quieto!

2. GRAMÁTICA – ANÁLISE E REFLEXÃO LINGÜÍSTICA
Tipos de sujeitos Agora que você já viu diversas classes de palavras (substantivo, adjetivo, pronomes, artigos, numeral, verbo, advérbio, e interjeição) vamos retornar o estudo dos termos da oração, iniciado na 5ª série, começando pelos tipos de sujeito. 1 Leia

Os amigos trocavam mensagenstodos os dias. a) Qual o verbo dessa oração? b) Sujeito é o termo sobre qual se faz uma declaração.. Identifique-o na oração acima. c) Se o predicado é aquilo que se declara do sujeito, qual é o predicado da oração? 2 Identifique o sujeito das orações a seguir. a) A temperatura estava baixa na cidade. b) Uma carta me traria muita alegria. c) As férias chegaram! d) Chegaram notícias do amigodistante. e) O pessoal da minha classe só lê gibis. f) A avó de Anita adora livros.

Prática de produção de texto.
Escreva um texto expressando o que você acha das leis que proíbem a derrubada de árvores.

Gramática – análise e reflexão lingüística.
Interjeição Leia as frases: Ei, mano, é roubada, vamos embora, mas me dá seu endereço, me conte dos filmes...

O elemento básico do sujeito recebeo nome de núcleo do sujeito. Veja: Os dois amigos trocavam mensagem todos os dias. | Núcleo do sujeito: amigos (Substantivo) Quando o sujeito apresenta apenas um núcleo, como na frase acima, dizemos que ele é simples. Quando o sujeito apresenta mais de um núcleo, ele é composto. 3 Identifique o sujeito das orações e os núcleos de cada sujeito. a) Os alunos e professores festejaram o dia doestudante. b) Carlos e seus amigos combinaram a excursão. c) Pais e filhos compareceram a reunião.

Ah, eu ficava bastante em casa, ultimamente tô preferindo a rua. As palavras ei e ah são gramaticalmente classificadas como interjeições. As interjeições exprimem uma emoção ou um sentimento que se tem em determinado momento. Na fala, a entonação, a expressão facial e corporal revelam o sentido da...
tracking img