Opium

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Os gregos chamaram ópion, diminutivo de opós (suco vegetal), ao suco das papoilas, cujo poder hipnótico e euforizante os sumérios já conheciam há seis mil anos e chamavam a papoila planta da alegria.Este nome aparece documentado em latim por Plínio como opium, com o mesmo significado, no século um da nossa era.
O ópio é um suco espesso que se extrai dos frutos maduros de varias especies depapoilas soniferas e que é ultilizada como narcotico, este pode ser mascado opu fumado, provoca uma euforia, seguida de um sono onírico (Onirismo devém da palavra grega que significa "sonho": é um modo deactividade mental que se instala em síndromas confusionais e é, especialmente constituído por alucinações visuais, decorrente de um síndroma de desagregação, de dissolução da consciência, mais oumenos completa)e o uso repetido desta droga tal como em outras, leva á dependência qímica e a seguir a uma decadência física e intelectual, uma vez que é efetivamente um veneno estupefaciente.
Amedicina utiliza-o, assim como os alcalóides que ele contém (morfina e papaverina), como sonífero analgésico.
Pode ser utilizado ainda, como comprimido, supositórios, etc. Causa, a longo prazo,irritabilidade crescente e lenta deterioração intelectual, com declínio marcante dos hábitos sociais. Quanto aos aspectos físicos, os viciados ficam magros e com cor amarela, diminuindo, ainda, sua resistência àsinfecções.
A crise de abstinência pode começar dentro de aproximadamente, doze horas, apresentando-se de várias formas, indo desde bocejos até diarréias, passando por rinorréia, lacrimação, suores,falta de apetite, pele com arrepios, tremores, cãimbras abdominais e insônia ou, ainda, inquietação e vômitos.
Os opiáceos determinam violenta dependência física e psíquica, podendo-se dizer que aescravidão do viciado é total, deixando-o totalmente inutilizado para si, para a família e para a sociedade, pois a droga passa a agir quimicamente no seu corpo, de forma a que a retirada brusca da...
tracking img