Textos constitucionais e direitos fundamentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Surgimento da Sociologia
O surgimento da Sociologia ocorre num contexto histórico específico, que coincide com os momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista. O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que seaceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu
A revolução industrial e o processo de urbanização representaram uma desintegração e uma crise de costumes e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social. A utilização da máquina na produção não apenas destruiu oartesão independente, este foi também submetido á uma severa disciplina, a novas formas de conduta e de relações de trabalho, completamente diferentes das vividas anteriormente por ele. Num curto período a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia. País com pequenas cidades, com uma população rural dispersa, passou a comportar enormes cidades, nas quais se concentravam suas novasindústrias.
Estas transformações eram mais visíveis nas cidades industriais, local para onde convergiam todas estas modificações e explodiam suas conseqüências. Estas cidades passavam por um crescimento demográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a população que se deslocava do campo. As conseqüências da rápidaindustrialização e urbanização foram negativas: aumento do suicídio, do alcoolismo, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.
Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? As transformações em curso colocavam a sociedade num plano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em "problema", em "objeto" que deveria ser investigado(questão social – problemas sociais e extrema pobreza de grande parte da população).
A necessidade de explicar as mudanças sociais características desse período, bem como de propor soluções para essa crise fez surgir o positivismo, precursor da sociologia. Entre seus teóricos destacam-se Saint-Simon e Augusto Comte. Influenciados pelas ciências naturais, os teóricos positivistas buscamdescobrir “leis naturais que regem a sociedade e de se utilizar dos mesmos métodos das ciências naturais”.

2. Os Clássicos da Sociologia
  Pode-se dizer que a obra de Weber, juntamente com a de Marx e a de Durkheim, é um dos fundamentos da metodologia da sociologia moderna. Foi a partir da obra realizada por eles, que a sociologia moderna se configurou como um campo de conhecimento com métodose objetos próprios.
Durkhein, é um dos primeiro teóricos da sociologia, podemos apontar três principais preocupações desse autor, a saber: dar à sociologia uma autonomia enquanto ciência lhe dando um objeto e método específico; o surgimento do individualismo nas sociedades capitalista; e a autoridade moral.
Na visão desse autor o objeto da sociologia são os fatos sociais. O Fato socialseria experimentado pelo indivíduo como uma realidade independente e pré-existente. Assim, são três características básicas que identificam os fatos sociais, a saber: a coerção social, ou seja, a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem com os valores e regras da sociedade em que vivem independente de sua vontade e escolha; a exterioridade; e generalidade, ouseja, são manifestações coletivas, presentes em diversas sociedades.
Para Durkheim a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também propor soluções para a vida social. Numa perspectiva organicista, ele concebe a sociedade como um organismo que apresenta diferentes estados, a saber: um estado ‘normal” (saudável) ou estado “patológico”(anomia = ausência de regras ). Um...
tracking img