Texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Considerando os diversos estágios de desenvolvimento do Estado e o papel que assume na sociedade, destaque quais os princípios que o Estado deveria assumir no contexto atual frente a crise econômicae as desigualdades sociais?

Sabendo que o Estado é uma organização política que surge da sociedade e dela faz parte. Este tem o dever de trabalhar para manter a ordem geral , lutar e defender osdireitos e interesses do povo. No entanto não se pode aceitar que a função do Estado seja só a de preservar a segurança dos indivíduos, proteger a liberdade individual e/ou fazer cumprir as leis. Maisque isso, o Estado tem o dever de intervir em assuntos sócio – econômicos para assegurar a prestação dos serviços fundamentais a todos os indivíduos, especialmente aos mais pobres e com menospossibilidade de exercitar os seus direitos.
O Estado não existe, tão-somente, em função da atividade econômica, ou que seu interesse envolve somente estas questões. Trata-se de analisar o contexto históricoe perceber onde está o erro, qual é o problema a ser solucionado, onde se verifica a desigualdade entre os cidadãos, e depois disso criar ações capazes de contornar a situação prejudicial.
E oEstado, como vem se constituindo nos seus diversos estágios como uma grande força que pode representar, intervir e lutar pelos direitos e interesses do povo como um todo. Diante a crise econômica edesigualdades sociais cabe ao Estado fazer o que está ao seu alcance para justificar a sua razão de existir: assegurar que todos têm comida e lugar para sobreviver.
O Estado precisa ter a responsabilidadede identificar as causas e consequências da pobreza, assim como as maneiras de erradica-la reduzindo as desigualdades sociais, pois embora modeladas por diferentes concepções do papel do Estado nasociedade contemporânea, esquerda, direita e suas nuances têm alguma concordância de que é preciso mudar o modo de intervenção desse Estado em um cenário conformado pela globalização e pelas mudanças...
tracking img