Texto reflexivo dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto Reflexivo III
As dificuldades de aprendizagem estão presentes na realidade educacional brasileira. O não aprender é um fato comum no cotidiano de estudantes que pode levar ao fracasso escolar ou até mesmo a evasão escolar.
A relação ensinar-aprender e suas particularidades permeiam toda a instituição escolar. A escola é o ambiente onde o conhecimento científico sistematizado écompartilhado onde os estudantes aprendem a organizar seu pensamento e adquirem o senso crítico. Para que o conhecimento científico possa cumprir sua função é necessário que ele seja compreendido, não só pelo aluno, mas também por quem o ensina. O saber científico não é algo simples, possui um nível de precisão e formalização que exigem um comprometimento de alunos e professores para que sua aprendizagemseja efetiva.
Infelizmente a processo educacional possui algumas distorções inerentes ao sistema o que torna necessário ações pedagógicas que foquem o planejamento e estrutura curricular para que as dificuldades de aprendizagem sejam minimizadas.
O termo dificuldades de aprendizagem trás consigo os problemas decorrentes do sistema educacional, influencias ambientais e as característicaspróprias de cada indivíduo, entretanto, existe um conjunto de dificuldades significativas na aquisição e no uso da compreensão dos conhecimentos ensinados na escola.
O termo dificuldade de aprendizagem nos leva a outra realidade que permeia o sistema educacional brasileiro que é o fracasso escolar, o fracasso escolar pode estar diretamente relacionado ao insucesso que pode ter sua origem nasdificuldades de aprendizagem, nos problemas emocionais, no comportamental e nas dificuldades afetivo-sociais relacionados ou não à escola.
Vários são os termos utilizados para a mesma problemática, dificuldades de aprendizagem, problemas de aprendizagem e distúrbios de aprendizagem, Ross[i] afirma que os distúrbios de aprendizagem não são devidos a deficiências ou a oportunidades reduzidas de acesso aeducação.
Os distúrbios de aprendizagem seriam uma manifestação de subnormalidade mental geral das crianças que não possuem nenhuma deficiência visual ou auditiva que infelizmente manifestam um desempenho insatisfatório. Essas crianças apresentariam dificuldade na aquisição do conhecimento não sendo incapazes de aprender possuindo grandes dificuldades no processo aquisitivo do conhecimento eprecisando portanto de ajuda especializada.
Pain[ii] diz que o não aprender não se configura num quadro permanente, mas, sim como uma reação a uma descompensação e nenhum fator específico é determinante de seu surgimento, a não aprendizagem não significa o contrário de aprender e sim representa um sintoma de uma carência funcional de estrutura do sujeito.
Aprender é tomar conhecimento dealgo, de alguma coisa, é reter na memória mediante a observação ou a experiência o conhecimento. Quem aprende se torna apto a realizar novas tarefas. Para Vygotsky[iii] o ato de aprender envolve tomar conhecimento de alguma, reter algo na memória e tornar quem aprende capaz ou apto de alguma coisa, em consequência de estudo ou outra atividade qualquer que promova o ato de aprender.
A aprendizagemé um processo inerente ao ser humano, é parte do processo de transmissão da cultura, a estrutura de aprendizagem do sistema educacional proporciona a aquisição de cultura e de conhecimentos através da experiência.
A aprendizagem tem de ser no mínimo possível, a impossibilidade de aprender pode estar relacionada à incapacidade de quem ensina de disponibilizar o conhecimento adequadamente e emcondições de ser assimilado, os instrumentos utilizados pelos professores na composição de seus planejamentos de ensino e de aula podem facilitar a aprendizagem. Os conteúdos são importantes para o desenvolvimento do aluno, a possibilidade de aquisição e transferência de conhecimento para o desenvolvimento do senso crítico e a transformação das realidades sociais.
Mello[iv] que a lei estabelece...
tracking img