Texto fispq

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Medicina do trabalho
Produtos Químicos: Álcool isopropílico
Aluno: Cícero de Sousa Caju
Professor: Abelardo da Silva Melo Junior
1. Introdução.
Osprodutos químicos são utilizados em grande parte das atividades industriais, artesanais, no uso doméstico e em tantas outras situações. Então surge a necessidade básica da adoção de medidas de preventivasdos efeitos causados à saúde humana e ao meio ambiente. Segundo estimativas da organização internacional do trabalho (OIT), das 160 milhões de doenças relacionadas ao trabalho, 35 milhões estãorelacionadas à exposição de substâncias químicas com ocorrência de 439 mil mortes (Kato et al, 2007).

2. Importância da FISPQ.
A FISPQ (Ficha de Informações sobre Segurança de Produtos Químicos) é odocumento que serve como base de um sistema de gestão de segurança. Através dela, o fornecedor pode e deve transmitir informações sobre os diferentes perigos de uma determinada substância ou produto,também as medidas de prevenção de riscos à saúde e ao meio ambiente e, no caso de acidente indicar as formas adequadas de prestar socorro.
3. O que falta nesse documento?
Com relação à FISPQ do ÁlcoolIsopropílico há a necessidade de atualizações com pesquisa relacionadas aos itens sem informação.

4. Exemplos de empresas que se utiliza o produto.
O álcool isopropílico pode ser utilizado paralimpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim, pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. É também vastamente empregadona indústria gráfica, na composição da solução de molha do processo de impressão offset. Também utilizado em produtos de limpeza de superfícies de vidro, misturado com detergente não iônico muitoutilizado em produtos específicos para limpeza de lentes de óculos, detergentes enzimáticos e etc.

5. Conclusão:
A riqueza e a qualidade das informações contidas na FISPQ são de vital importância...
tracking img