Texto expositivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO
O Texto Expositivo-Explicativo é um tipo de texto que tem por objectivo principal a transmissão de conhecimentos a cerca de uma dada realidade, isto é, fazer-saber oufazer-conhecer (fazer-perceber).
Daí, podemos concluir à priori que o texto visa a transformação do estado cognitivo dos sujeitos aos quais se destina, informando-os de forma clara, objectiva, coesa ecoerente sobre um assunto ou problema de que se supõe eles serem dententores de um saber insatisfatório.
Como se pode notar, o Texto Expositivo-Explicativo apenas apresenta uma informação, que seconsidera nova, partindo de um saber que se pressupõe que o leitor o detenha. Daí que a linguagem usada neste tipo de texto tem muito a ver com o típo de público alvo ao qual ele se destina.

Nestetipo de texto, há o predomínio de duas funções de linguagem, nomeadamente a função referencial (aquela que se usa para transmitir informações novas) e a função metalinguística (usada em segmentos quevisam explicar ou esclarecer o sentido de uma noção ou expressão anterior)

Neste tipo de textos, podemos identificar três momentos ou fases (correspondentes às partes do texto), a saber: a fase doquestionário (que contém de forma explícita ou implicita uma questão que se vai responder ao longo do texto, ou simplesmente pela anunciação do tema/assunto/problema da exposição) correspondente àintrodução; a fase da resolução, correspondente ao corpo explicativo ou desenvolvimento e a fase da conclusão.

No tangente à organização discursiva deste tipo de texto, podemos identificar três tiposde enunciados:
· Enunciados Expositivos: contendo as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes;
· Enunciados Explicativos:com os segmentos explicativos visando fazer compreender o que se transmite;
· Enunciados Baliza: com a finalidade de marcar as articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai ser...
tracking img