Textos expositivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto 1
A BORRACHA
Você sabia que antigamente se usava a borracha natural para fazer pneus?
Você sabe o que é a borracha natural?
A borracha natural é um material elástico. Isto quer dizer se apertarmos, dobrarmos, esticarmos, ela sempre volta à sua forma natural. Além disso, é um material muito resistente, não se rompe facilmente.
Por estas qualidades, a borracha natural era ideal parafabricação de pneus.
A borracha natural é fabricada a partir de uma substância chamada látex. O látex é um líquido branco que sai do tronco de uma árvore chamada Hevea brasiliensis. Para extraí-lo se faz um corte no tronco e se coloca uma vasilha que cai de gota em gota.
A principal região produtora da borracha natural da atualidade é a Malásia, no continente asiático.
A borracha natural erautilizada para fabricar os pneus dos primeiros automóveis, hoje é utilizada para fabricar alguns tipos de solas de sapatos, chupetas e bicos de mamadeiras, luvas cirúrgicas entre vários outros usos. É muito útil. Editora Moderna

Texto 2
PARECE OURO
Desde a antiguidade o ouro tem despertado o interesse das pessoas por sua beleza e por seu valor.
Antigamente o ouro era utilizado como forma depagamento em muitas situações.
Porém, você sabia que existe um material que numa rápida olhada se parece tanto como o ouro que pode chegar a nos confundir? É a pirita.
O ouro e a pirita se parecem tanto na cor como no brilho. Ambos têm uma cor amarelada e um brilho intenso, que nos confunde com facilidade.
Uma placa de pirita bem polida pode ser tão bonita como uma lâmina de ouro puro; comodemonstram as placas brilhantes de piritas que foram encontradas em alguns túmulos dos antigos incas. Porém, o ouro e a pirita se diferenciam por seu peso e dureza. O ouro é um material muito pesado, mas em contraposição é menos duro. Já a pirita é menos pesada, porém mais dura que o ouro. Graças a isso, os antigos garimpeiros de ouro não se deslumbravam pela aparência enganosa de uma pirita.
Você jáassistiu aos filmes do “velho oeste” onde os mineiros mordiam o mineral para ver se realmente se tratava de ouro? Editora Moderna

Texto 3
AS CIDADES TAMBÉM COMEM
Se você vive em uma grande cidade, com certeza não verá hortas próximas da sua casa, nem encontrará vacas, galinhas passeando por seu bairro.
Com certeza todos os dias você toma leite, come tomates e come ovos. Você gostaria de sabercomo os alimentos chegam para as pessoas que vivem nas cidades?
Primeiro, os produtos que necessitamos, são colhidos no campo.
Agricultores e criadores de gado trabalham sem descanso para que todos dos dias possamos comer batatas, verduras, frango...
Depois os alimentos são transportados do campo até a cidade. Caminhões e caminhões carregados de laranja têm que transportar montanhas de farinha!Em seguida, os alimentos são armazenados nos mercados centrais. Todas as manhãs, quando o sol ainda não nasceu, os verdureiros, os açougueiros e os peixeiros vão a estes mercados centrais comprar seus produtos.
Em continuação, os alimentos são distribuídos em todos os estabelecimentos comerciais e chegam aos mais distantes cantos das cidades.
Por último, os alimentos são vendidos em pequenosestabelecimentos comerciais e nos mercados dos bairros e nos grandes supermercados. Finalmente você poderá comprar o que quiser!
Na verdade não é nada fácil alimentar uma grande cidade. Editora Moderna

Texto 4
O TETO DO MUNDO
Durante séculos, o Everest, a montanha mais alta do mundo, foi uma fortaleza inacessível. Porém, durante o século XX, várias expedições de alpinistas têm demonstrado queo Everest não era inacessível.
No ano de 1924, os montanheiros britânicos Mallry e Irvine conseguiram aproximar-se a menos de 300 metros de seu cume.
Quase 30 anos depois, em 29 de maio de 1953, o neozelandês Edmund Hillary e o nativo Tensing se tornaram os primeiros homens que colocaram os seus pés sobre o cume do Everest. Desde este momento se sucederam as expedições e, no ano de 1975, a...
tracking img