Testes quimicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Equipamentos e substâncias

Vidraçaria
* Erlenmeyer
* Tubo em U
* Tubo de ensaio
Substâncias
* Ácido sulfúrico
* Dicromato de potássio
* 2,4 dinitro- fenilhidrazina(DNFH)
* AgNo3
* NH4OH
* Reativo de Fehling A
* Reativo de Fehling B

Procedimento Experimental
Preparação e reconhecimento de aldeídos e cetonas
1- Preparação
Procedimento 1
Colocarem um erlenmeyer, 10ml da amostra 1, em seguida adicionar gota a gota 2ml de ácido sulfúrico e 10ml de dicromato de potássio a 10%.Adaptar um tubo em U e destilar a mistura recolhendo o destilado em um tubo de ensaio, em seguida dividir em três partes iguais. Prosseguir, então com os testes de reconhecimento.
Procedimento 2
Colocar em um erlenmeyer, 10ml da amostra 2,em seguida adicionar gota agota 2ml de ácido sulfúrico e 10ml de dicromato de potássio a 10%.Adaptar um tubo em U e destilar a mistura recolhendo o destilado em um tubo de ensaio, em seguida dividir em três partes iguais. Prosseguir, então com os testes de reconhecimento.
2- Testes de reconhecimento
A)Teste com 2,4 dinitro- fenilhidrazina (DNFH)
Em um tubo de ensaio colocar 3ml do reagente 2,4 dinitro-fenilhidrazina, adicionar 1ml da substância a ser testada e agitar. Caso não haja formação de precipitado deixar em repouso por 5 a 10 minutos.
B)Teste de Tollens
Em um tubo de ensaio colocar 1ml da solução de AgNO3 a 5%, 3 gotas de NH4OH , 1ml da substância a ser testada e aquecer ligeiramente em banho-maria.
C)Teste de Fehling
Em um tubo de ensaio colocar 1 ml do r eativo de Fehling A + 1ml doreativo de Fehling B, adicionar 1 ml da substância a ser testada e aquecer ligeiramente em banho-maria.

Resultados e discussão

Resultados

Procedimento 1
1-Teste com a 2,4 dinitro-fenilhidrazina (DNFH)
Deu positivo, formando precipitado na cor alaranjada.
2-Teste de Tollens
Deu positivo, formando precipitado na cor espelho de prata.
3-Teste de Fehling
Deu positivo, formando precipitado nacor marrom.
Procedimento 2
1-Teste com a 2,4 dinitro-fenilhidrazina (DNFH)
Deu positivo, formando precipitado na cor alaranjada.
2-Teste de Tollens
Deu negativo sem formação de precipitado.
3-Teste de Fehling
Deu positivo, formando precipitado na cor acinzentada.

Discussão
Tanto o procedimento 1 quanto oprocedimento 2 no teste com 2,4 dinitro fenilhidrazina (DNFH) vão reagir pois aldeídos e cetonas reagem com esta substância. O produto na maior parte dos casos apresenta em ponto de fusão nítido útil na identificação do aldeído ou cetona original, mas como no nosso experimento não houve a medição do ponto de fusão, ficou apenas baseado na mudança de coloração com aparecimento de precipitado.
Noprocedimento 1 ,colocou-se em um erlenmeyer,10ml da amostra 1 adicionando 2ml de ácido sulfúrico ,nesta adição observou que houve aquecimento do erlenmeyer continuando uma mistura homogênea, em seguida quando se adicionou o dicromato de potássio observou que houve uma mudança na coloração, ficou verde musgo. Aqueceu-se na chapa a vidraçaria contendo a solução, vedado com um tubo em U e colhe-o adestilação em uma quantidade aproximada de 3ml.
Com o teste de reconhecimento, utilizou-se o (DNFH),colocando no tubo de ensaio contendo a destilação observou-se a mudança de cor para alaranjado formando um precipitado .Essa mudança de cor permite concluir que a substância é um aldeído ou uma cetona.
No teste de Tollens colocou-se 1ml da solução de AgNO3 no tubo de ensaio contendo o reagente e nadaaconteceu. Ao adicionar 3 gotas de NH4OH e aquecê-lo em banho-maria a coloração ficou espelho de prata permitindo afirmar que esta amostra é um aldeído, pois só aldeídos reagem com nitrato de prata dando uma coloração prata e formando precipitado, como se fosse espelho. Além do que as cetonas não reagem.
O reagente de Fehling é usado na caracterização de grupos aldeídos, especialmente em...
tracking img