Testes de fluxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução aos Testes de Fluxo

Procedimentos dos Testes
Introdução
Os testes nos poços de petróleo e gás são realizados em diversas etapas da perfuração, conclusão e a produção. Os objetivos do teste em cada etapa abrangem desde a simples identificação dos fluidos produzidos até a determinação da disponibilidade do reservatório para a identificação de características complexas. Muitos dostestes de poço podem se agrupar, seja como testes de produtividade ou como testes descritivos/ reservatório.

• Os testes de produtividade do poço se realizam para:
- Identificar os fluidos produzidos e determinar suas relações de volume respectivas.
- Medir a Pressão e a Temperatura do reservatório.
- Obter amostras apropriadas para análise de PVT.
- Determinar a capacidade de produção dopoço.
- Avaliar a eficiência da completação.
- Caracterizar danos do poço
- Avaliar o tratamento de estimulação ou reparo (workover).

• Os Testes Descritivos buscam:
- Avaliar Parâmetros de Reservatório.
- Caracterizar heterogeneidades do Reservatório.
- Avaliar a extensão do reservatório e sua geometria.
- Determinar a comunicação hidráulica entre os poços.

Tipos de TesteNesta seção falaremos do teste mais comum de todo, a limpeza do poço. Também falaremos do teste com coluna (DST)

Quando o poço esta em teste duas situações podem acontecer no momento:
Drawdown – Quando o poço esta fluindo mesmo
Buildup – Quando o poço esta fechado para monitorar pressão
Estas duas situações geralmente acontecem durante o teste do poço e a freqüência e a seqüência entre elasdetermina o tipo de teste de poço.
Os tipos de teste serão estudados especificamente no seguinte curso (WT2)
Procedimentos de Limpeza do Poço
O propósito de limpar um poço como uma operação de fluxo preliminar é para recuperar fluidos externos tais como lodo, partículas de rochas e mais frequentemente é para descarregar os fluidos e os líquidos de estimulação do poço tais como ácido gasto oufluidos do fraturamento que foram bombeados para a formação.
A característica geral de uma “limpeza de poço", ou um fluxo de limpeza, é um aumento na produtividade do poço, o que resulta na diminuição do nível de saturação dos fluidos estranhos do poço y o aumento correspondente em saturações e permeabilidades relativas dos fluidos da formação.
A fase inicial da seqüência da limpeza para um poçoestimulado pode estar caracterizada por baixas pressões de fluxo na cabeça e recuperação de grandes volumes de fluidos de estimulação. À medida que a limpeza progride, em geral há um aumento na pressão do fluxo, uma diminuição na vazão de recuperação dos fluidos de estimulação e um aumento na produção dos fluidos do reservatório.
A quantidade da queda de Pressão (Drawdown) que se aplicarádurante a seqüência de limpeza do poço não deve exceder o nível considerado prudente para o fluxo maior permitido para o poço ou aproximadamente 30% na face da formação, devido ao perigo de causar conificação de água ou areiamento no centro do poço. Essa recomendação geral não se aplica para as etapas iniciais quando a carga de líquido na tubulação causa considerável contrapressão hidrostática nofundo do poço. No entanto, à medida que se aumenta a produtividade do poço, o choke deve-se ajustar progressivamente para prevenir quedas excessivas de pressão.
No caso de poços de baixa produtividade, pode ser necessário fazer fluir totalmente aberto para descarregar os líquidos e também para adotar um procedimento de limpeza para permitir que a região do poço recupere algo da pressão da formaçãodurante os períodos de fechamento, e usar a produtividade inicial mais alta para alcançar algum grau de ação de limpeza efetiva.
O desempenho do poço durante a limpeza deve ser registrado com o mesmo cuidado e freqüência que durante as operações de teste para revisar o progresso da limpeza e obter informações preliminares para ajudar a financiar o programa de testes.
Uma vez que o choke se...
tracking img