A cartomante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)
Em “A cartomante” e como em todas as obras de Machado de Assis, o adultério é sempre voltado ao casamento, tendo como protagonista a esposa “traiçoeira”. Essa concepção de Machado de Assis,deve-se as características humanas como a traição, mentira, egoísmo, hipocrisia, vaidade, interesse e o adultério, nas quais são praticadas por nós humanos e que também constitui na sociedade atual.2)
A historia é narrada em terceira pessoa. Existe a presença onisciente do autor, que usa desta onisciência na narração e descrição dos fatos. O uso constante de uma voz onisciente é importante paradinamizar o relato da historia acentuando os momentos dramáticos do texto e conflitos internos dos personagens, fortalecendo seu epílogo.
“- Ria, ria. Os homens são assim; não acreditam em nada.Pois saiba que fui, e que ela adivinhou o motivo da consulta, antes mesmo que eu lhe dissesse o que era. Apenas começou a botar as cartas, disse-me: "A senhora gosta de uma pessoa..." Confessei quesim, e então ela continuou a botar as cartas, combinou-as, e no fim declarou-me que eu tinha medo de que você me esquecesse, mas que não era verdade...”

3)
No final do conto ele começa a ficar maislógico e realista, já engendrado no próprio “bojo” do conto. Reforça esse aspecto o ritmo da narrativa, que é lento em sua maioria, contrastando com seu desfecho, por demais abrupto. Sem esquecer deum “quê” de ironia nesse contraste entre corpo da narrativa e seu final.

4)
a) É que no conto “A cartomante”, ele relata fatos e volta para mostrar com aconteceu, ou seja, mais aprofundado,mostrando detalhes, deixando mais especifico.
Isso é chamado de flashback .

5)
É quando faz o leito acreditar no que esta lendo, quando esta lendo o conto, no inicio ele te faz acreditar em certascoisa e que no final faz mudar totalmente seu ideiais, fazendo assim um efeito surpresa, com uma cosia não imaginada.
Machado de Assis usa esse efeito surpresa com a cartomante, que durante o conto...
tracking img