Testes abc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos

➢ Refletir sobre a realidade escolar dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Altina Pestana.
➢ Vivenciar a prática psicopedagógica através de análise e aplicação in loco de conhecimentos psicopedagógicos.
➢ Desenvolver atividades psicopedagógicas que atendessem as expectativas preventivas do processo de ensino-aprendizagem.
➢ Aplicar emsituações práticas os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da Especialização em Psicopedagogia.
➢ Proporcionar aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Altina Pestana, atividades psicopedagógicas que possam auxiliá-los na redescoberta do prazer que a leitura e a escrita proporcionam.
➢ Motivar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Altina Pestanasobre o prazer e a importância da leitura e da escrita.
➢ Analisar psicopedagogicamente as principais causas do baixo rendimento dos alunos ; buscando soluções para auxiliar este problema.
➢ Verificar o principal entrave que refletiria no baixo desempenho dos alunos.
















APRESENTAÇÃO
Partindo do pressuposto da relevância da associação entre teoria eprática e da influência positiva que uma exerce sobre a outra, através da troca de subsídios, este relatório trará à luz informações pertinentes acerca do período de estágio supervisionado da disciplina Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional, em que os especializandos puderam aplicar na prática do dia-a-dia escolar, conhecimentos psicopedagógicos pertinentes à necessidade de intervençãode caráter preventivo e assim auxiliar num eficaz processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da Unidade Escolar Altina Pestana.
Através de observações feitas in loco e de reflexões posteriores, definição da principal defasagem (dificuldade de leitura e escrita); tomou-se como caminho norteador o desenvolvimento de estudos acerca da temática para oembasamento teórico que proporciona subsídios teóricos qualitativos para uma coerente intervenção através de um projeto de intervenção, que norteasse a prática que deveria ser desenvolvida em sala de aula e assim colaborar para, ao menos, uma diminuição da apresentação desta dificuldade.
A necessidade de uma intervenção psicopedagógica resultou de reflexão e inquietações que foram observadas noambiente pesquisado, constatou-se então, a relevância da aplicação na prática de atividades dinâmicas e motivadoras para despertarem o interesse dos aprendizes às atividades propostas, através de uma maior interação entre professor-aluno, condição esta imprescindível nos dias atuais para se galgar êxito no processo de ensino-aprendizagem e portanto alcançar o sucesso nos objetivos previamentepropostos, relativos ao fomento a leitura e consequentemente a escrita destes aprendizes.










Para a aplicação prática dos conhecimentos teóricos psicopedagógicos vivenciados em sala de aula escolheu-se a Unidade Escolar Altina Pestana, localizada...
O trabalho realizado foi do tipo bibliográfico e constou de visitas à escola, onde foram coletados dados através de observações eentrevistas com docentes e com a equipe gestora.
Neste estudo, após feita a observação da infraestrutura escolar nos dias 06, 12 e 13 de setembro das 7:30h às 11:00h, e também entrevista informal com a diretora e com alguns professores, verificou-se uma necessidade de acompanhamento psicopedagógico na turma do 4º ano do Ensino Fundamental – manhã, pois segundo a professora estes apresentavam,dentre outros fatores, desinteresse quanto a leitura e a escrita, falta de atenção nas aulas, indisposição para fazer as tarefas e consequentemente baixo rendimento escolar. Esta turma é composta por 24 alunos, sendo 11 meninos com faixa etária entre 09 e 12 anos e 13 meninas com faixa etária entre 09 e 14 anos.
Após essa conversa específica com a docente do 4º ano e a apresentação...
tracking img