Teste do pezinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUAL DE PROCEDIMENTOS

PARA POSTOS MUNICIPAIS DE COLETA

DO TESTE DO PEZINHO

RIBEIRÃO PRETO-SP OUTUBRO DE 2006

Introdução

Após a experiência acumulada durante vários anos na coleta do Teste do Pezinho na rede municipal de saúde, surgiu a necessidade de padronizar os procedimentos que se mostraram os mais acertados durante este primeiro período de implantação de postos de coleta.Esta atividade foi sofrendo alterações através de reuniões mensais com o pessoal de enfermagem das unidades, responsáveis pela coleta, de modo que fomos definindo os procedimentos mais adequados para uma coleta de boa qualidade, analisando sempre os problemas surgidos e decidindo em conjunto, como uma equipe de trabalho integrada. A dedicação do pessoal envolvido diretamente com a coletacontribuiu, ao lado de outras ações, para atingir coberturas sempre superiores a 90% dos bebês nascidos de mães residentes em nossa cidade. No ano de 2000, o Teste do Pezinho foi “ampliado”, passando a colher material para detectar Hemoglobinopatias (Anemia Falciforme, Talassemia, etc.), doenças que também podem causar deficiências e realizado pelo Hemocentro de Ribeirão Preto. Em 2002, a realização doTeste do Pezinho voltou a ser centralizada no Hospital das Clínicas - Laboratório de Screening, voltando a ser colhido num único papel de filtro. Nosso objetivo é que o Teste do Pezinho seja incorporado como mais um exame laboratorial realizado pelo Sistema Único de Saúde, seguindo as mesmas normas de coleta e padronização da Secretaria Municipal da Saúde, integrando nosso Sistema de Informações paraPrevenção de Deficiências (SIPREDEF). Deste modo, os resultados passaram a ser enviados diretamente para as unidades de saúde que colhem o exame, a partir de dezembro de 2002. Em 2002, o Ministério da Saúde publicou o Manual de Normas Técnicas e Rotinas Operacinais do Programa Nacional de Triagem Neonatal, disponível em

http://dtr2001.saude.gov.br/sas/dsra/epntn.htm

Dr. Luiz PasqualinCoordenador do PASDEF

1. Treinamento de funcionários para a coleta

Toda unidade de saúde deve possuir, no mínimo, 2 (dois) funcionários treinados para a coleta do Teste do Pezinho (uma enfermeira e uma auxiliar de enfermagem). Este treinamento é realizado na unidade distrital de referência da unidade básica, com uma carga horária de 6 (seis) a 8 (oito) horas. Uma vez treinado os funcionários,deve-se realizar uma reunião com o maior número possível de funcionários da unidade (médicos, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes administrativos, etc.), para que todos saibam o motivo e a importância da coleta do referido teste. Para esta reunião, entrar em contato com a Coordenadoria do programa, que agendará data para comparecer à unidade e participar desta reunião.

2.Instruções para coleta

2.1. Idade da coleta: Colher amostra de sangue de bebês com pelo menos 72 horas de vida (3 DIAS), independente do peso de nascimento ou do peso no momento da coleta. O importante é que tenha iniciado alimentação com leite. O ideal é colher nos primeiros 7 dias de vida e nunca com mais de 3 meses, se não houver indicação específica. ATENÇÃO: Se o bebê for prematuro, avisar amãe que deverá ser colhida nova amostra 30 dias depois da primeira. Os exames colhidos com menos de 72 horas de vida não serão realizados.

2.2. Preenchimento do papel de filtro: Preencher TODAS as informações solicitadas no papel de filtro. É fundamental identificar a unidade onde está sendo colhido o material, para que o resultado possa ser enviado para a mesma unidade. Para que não ocorraesquecimento neste sentido, aconselha-se carimbar todos os papéis de filtro logo que cheguem na unidade.

2.3. Técnica de coleta: Colocar luva de procedimento SEMPRE e fazer uma punção vigorosa (para evitar repetição) no calcâneo do bebê, com lanceta estéril descartável. Na falta da lanceta, utilizar com cautela agulha 25x8mm descartável.

Não espremer o calcanhar do bebê devido ao perigo de...
tracking img