Solubilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa: RELATÓRIO 4 - SOLUBILIDADES.
Conceitos de solubilidade, solvente e soluto.
A solubilidade dos compostos orgânicos é uma função das polaridades do solvente e do soluto (materialdissolvido). Uma regra geral é que “igual dissolve igual“. Se o soluto é muito polar, um solvente muito polar é necessário para dissolvê-lo. (PAVIA, 2009)
Deste modo, as forças intermoleculares são deimportância primordial na explicação da solubilidade das substâncias. A dissolução de um sólido em um líquido é, em muitos aspectos, parecida com a fusão de sólido. No processo de dissolução, as moléculastambém devem ser separadas umas das outras e deve-se fornecer energia para ambas as mudanças. A energia necessária para superar as energias de rede e as atrações intermoleculares ou interionicas éproveniente da formação de novas forças de atração entre o soluto e o solvente (PAVIA, 2009).
Ao descrever a solubilidade de um soluto liquido em um solvente, às vezes é útil usar os termos miscível eimiscível. Dois líquidos miscíveis formarão uma mistura homogênea (uma Fase) em todas as proporções. Agua e álcool etílico, por exemplo, são miscíveis em todas as proporções. Quando eles se misturam emqualquer proporção, observa-se somente uma fase. Quando dois líquidos são miscíveis, também é verdadeiro que um deles é solúvel no outro. Dois líquidos imiscíveis não se misturam de forma homogênea emtodas as proporções e, em algumas condições, formam duas camadas. Água e dietil-éter são imiscíveis. Quando misturados em quantidades iguais, eles formam duas camadas. Cada líquido, porem, é ligeiramentesolúvel no outro. Mesmo quando formam duas camadas, uma pequena quantidade de água se solubiliza no dietil-éter e uma pequena quantidade de dietil-éter se solubiliza em água. Além disso , quando umapequena quantidade de um deles é adicionada ao outro , a dissolução pode ser completa, e somente uma camada é observada. (PAVIA, 2009; SOLOMONS, 2009).
Se uma pequena quantidade de agua...
tracking img