O desfio da pesquisa educaional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 1
O desfio da pesquisa sócial
1-Ciência e cientificidade
Do Ponto De Vista Antropológico, Podemos Dizer que sempre existiu preocupação de homo sapiens com conhecimento de realidade
As Tribos primitivas, através de mitos, explicaram e explicam os fenômenos que cercam a vida e a morte, o lugar dês indivíduos na organização social, seus mecanismos de poder, controle e reprodução.
PaulDe Bruynr ET AL.(1995) advogam que a idéia da cientificidade comporta, ao mesmo tempo, um pólo de unidade e um pólo de diversidade. Ou seja, existe possibilidade de encontramos semelhanças relativamente profundas em todo o empreendimento que se instituíram a partir da geral de um conhecimento construído por meio de conceitos , seja de caráter sistemático , seja de caráter exploratório e dinâmico.Essa idéia representa uma tradição de geral de auto-regularão do processo de construção de conhecimento.
Tal reflexão se torna particularmente fundamental para nosso objeto de estudo nesse pequeno livro, a pesquisa social.
A primeira diz respeito à possibilidade completa de tratarmos de uma realidade da qual nós próprios, enquanto seres humanos somos agentes:- essa ordem de conhecimento nãoescaparia radicalmente a toda possibilidade de objetivação? Em segundo lugar será que buscando a objetivação própria das ciências naturais, não estaríamos descaracterizando o que há de essencial nos fenômenos sociais, ou seja, o profundo sentido dado pela subjetividade?Em terceiro lugar, é preciso ressaltar que nas ciências sociais existe uma identidade entre sujeito e objeto.
A cientificidade, portanto, tem que ser pensada como uma idéia reguladora de alta abstração e não como sinônimo de modelos e normas a serem segundos. O objeto das ciências sociais é histórico, isto significa que cada sociedade humana existe e se constrói num determinado espaço e se organiza de forma particular e diferente de outras.Por fim, é preciso afirmar que o objeto das Ciências Sociais é essencialmentequalitativo.
2- o conceito de metodologia da pesquisa
Entendemos por metodologia o caminho do pensamento e a prática exercida da abordagem da realidade. Ou seja, a metodologia inclui simultaneamente a teoria da abordagem (o método), os instrumentos de operacionalização do conhecimento (as técnicas), e criatividade do pesquisador(sua experiência, sua capacidade pessoal e sua sensibilidade). Ametodologia ocupa lugares centrais no interior da e esta definidas a elas. Enquanto abrangência de concepção teóricas de abordagem, a teoria a metodologia caminham juntas intricavelmente inseparáveis. Ela inclui as concepções teóricas da abordagem, articulando-se com a teoria, com a realidade empírica e com os pensamentos sobre a realidade. O endeusamento das técnicas produz um formalismo árido ou respostasesteorotipas.
Pesquisa
Entendemos por pesquisa a atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e atualiza frente à realidade do mundo. A pesquisa vincula pensamento e ação. Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida pratica.Toda investigação se inicia poruma questão, por um problema, por uma pergunta, por uma duvida.
Teorias
Os conhecimentos que foram construídos cientificamente sobre determinado assunto por outros estudiosos que o abordarem antes de nós e a lançam luz sobre nossa pesquisa, são chamadas teorias. Nenhuma teoria, por mais bem elaborada que seja, dá conta de explicar ou intrepertar todos os fenômenos e processo por vários motivos.Primeiro porque a realidade não é transparente e é sempre mais rica e mais complexa do que nosso limitado olhar e nosso limitado saber. Segundo, porque a eficácia da pratica científica se estabelece, não por perguntar sobre tudo.
Proposições
Proposições são declarações afirmativas, são hipóteses comprovadas sobre fenômenos ou processo sobre os quais interrogamos. As preposições que compõem...
tracking img