Teste de triagem de denver

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1797 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS







NÁDIA LOPES SILVA







RELATÓRIO TESTE DE DENVER

























SANTOS-2012



NÁDIA LOPES SILVA







TESTE DE DENVER








Relatório apresentado conforme solicitado pela Profa Vera Lucia da Disciplina Saúde e Desenvolvimento FísicoII para avaliação e obtenção de nota após a aplicação do Teste de triagem de Denver.






























SANTOS-2012






Sumário
Introdução 3

Resultados 6

Conclusão 7

Referências Bibliográficas 9

Apêndice 10

Anexo 1 19

Anexo 2 20


































Introdução



Opresente relatório tem por objetivo descrever a aplicação do teste de Triagem de Denver, solicitado pela disciplina Saúde e Desenvolvimento Físico II.

O teste tem por finalidade fornecer informações sobre o desenvolvimento das capacidades psiconeuromotoras, linguagem, motor-adaptativo e pessoal-social de crianças durante os seis primeiros anos de vida.

O mesmo tem caráterobservatório e não deve ser usado como diagnóstico, pois se limita a coleta de dados que demonstrarão se o desenvolvimento infantil está dentro do esperado e de acordo com sua faixa etária, alertando quanto á presença de deficiências, e monitorando os progressos caso existam no decorrer do desenvolvimento.

Os testes de desenvolvimento também podem facilitar o planejamento de umprograma de tratamento. Os resultados dos testes podem revelar áreas especificas de déficits que necessitam de avaliação adicional a fim de se descobrir a causa fundamental do atraso (TECKLIN, 2002).




Segundo Hassano ”A grande vantagem deste teste de triagem é a sua praticidade. Os itens a serem testados são apresentados em forma de gráficos (anexo 1), e em cada marco dedesenvolvimento, podemos observar os respectivos limites mínimos e máximos da idade do aparecimento”.

A realização do mesmo é de suma importância, pois possibilita o encaminhamento da criança que foi alvo do teste para um acompanhamento especifico e mais aprofundado, daí a sua grande relevância.

As pesquisas atuais têm apontado para a ocorrência de deficiências diversas nessa população, sendoque estas crianças podem apresentar déficits motores, cognitivos e comportamentais, que poderão comprometer sua integração na sociedade (BENNET & SCOTT, 1997).




Metodologia

O teste de Denver foi aplicado em uma criança de três anos e oito meses, em sua residência no município de Peruíbe no dia 01/10/2012 o mesmo se deu por avaliação direta com a criança na presença da mãe,após a aprovação e através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido posteriormente ao conhecimento dos objetivos, forma e coleta de dados, benefícios, garantia do anonimato das informações e finalidades do trabalho, foram seguidas fielmente as instruções contidas na tabela conforme a faixa etária e os dados obtidos foram em seguida anotados e analisados e, quando necessário, foisolicitado à mãe ou responsável que informasse se a criança realizava ou não determinada tarefa.


Segundo o Comitê da criança com deficiência, da academia Americana de Pediatria, a utilização de testes de Triagem apresenta como vantagem o fato de serem baseados em critérios padronizados, servirem como roteiro de observação para o pediatra, serem uma maneira prática deregistrar as observações realizadas e ajudarem os pediatras a reconhecer um número maior de crianças com alterações do desenvolvimento.(AAp,2001).




Na aplicação do teste de Denver traçou-se uma linha denominada como linha da idade, a qual interceptava todos os itens a serem testados e realizados pela criança. A idade foi considerada através do calculo da data de nascimento e da...
tracking img