Teste de trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1a Lista de Exercícios de Macroeconomia
Gabarito


Questão 1
Patrícia pode ler 30 páginas de um livro de economia em uma hora. Ela também pode ler 60 páginas de sociologia em uma hora. Ela estuda durante 5 horas por dia.

a) [pic]
b) 50 páginas de economia


Questão 2
A) Custo de oportunidade.:
B) Vantagem absoluta: um agente possui vantagem absoluta na produção de um bem emrelação a outro agente quando ele, com a mesma quantidade de recursos, produz mais do bem do que seu competidor ou a um custo menor.
C) Vantagem Comparativa: Um agente possui vantagem comparativa em relação a outro quando ele possui o menor custo de oportunidade na produção de um bem.

D) Bolanarede possui vantagem absoluta na produção tanto de meias brancas quanto de meias vermelhas emrelação a Golândia.
Golandia tem vantagem comparativa na produção de méis vermelhas em relação a Bolanarede.








Questão 3
a) Vantagem absoluta é quando um agente produz mais de um bem , com a mesma quantidade de recursos, em relação a outro agente competidor ou a um custo menor. Nesse caso Pedro possui vantagem absoluta em arrumar e limpar em relação a Pedro.
b) O custo deoportunidade de Pedro de limpar um cômodo é arrumar 1,5 cômodos. Já o custo de oportunidade de José para limpar um cômodo é arrumar outro. Dado que ambos devem trabalhar, José limpa e Pedro arruma! Isso pois o custo de oportunidade de Pedro em limpar é maior que o de José, em termos de arrumar.
c) Sim, pois repare que o custo de oportunidade de Pedro(com o pé quebrado) de arrumar um cômodo é limpar 1,2cômodos. Agora seu custo de oportunidade em arrumar fica maior do que o de José, em termos de limpar. Então, Pedro passaria a limpar e José a arrumar.


d) Agora, Pedro leva 1,5 horas para limpar e 2 horas para arrumar, enquanto José leva 3 horas para limpar e 6 para arrumar. O custo de oportunidade de Pedro em limpar 1 cômodo é arrumar 0,75 cômodos. Já o custo de oportunidade de José emlimpar 1 cômodo é o de arrumar meio cômodo. Como José possui o menor custo de oportunidade de limpar (possui a vantagem comparativa) então a forma mais eficiente de dividir as tarefas e colocando José para limpar e Pedro para arrumar.


Questão 4
Suponha que haja 10 milhões de trabalhadores no Canadá e que cada um deles possa
produzir, em cada ano, 21 carros ou 30 toneladas de cereais.

a) Ocusto de oportunidade da produção de um carro são 30/21 toneladas de cereal.
O custo de oportunidade de produzir uma tonelada de cereal é produzir 21/30 carros. Repare que um C.O é o inverso do outro.

b) O custo de oportunidade de se produzir um carro 10/7 toneladas de cereal. Como o Canadá produziu 10 milhões de carros deixou então de produzir 200 milhões desses. Como o custo deoportunidade de produzir 200 Mi de carros é produzir 200/7 Mi de toneladas de cereal, isto implica que o Canadá ao produzir 10 milhões de carros escolheu produzir 2000/7 milhões de toneladas de cereal.
- Também podemos ver o fato através da fronteira de produção abaixo:

[pic]
c)Sem comércio a opção Canadense seria produzir e consumir 10 Mi de carros, bem como 2000/7 Mi de Toneladas de Cereal. Dada aproposta americana o Canadá poderia produzir 20 Mi de carros e trocar 10 Mi desses por 200 Mi de toneladas de cereal que poderiam ser consumidos adicionando-se 1900/7 Mi tons de cereal produzidos internamente. Dessa forma totalizaria-se 3300/7 Mi tons de cereal Como o comercio coloca o Canadá em uma posição favorável de consumo, torna-se válido aceitar a proposta.

[pic]Questão 5
a)




|1 |50 |
|2 |40 |

A Inglaterra possui vantagem absoluta na produção de Biscoitos e a França na produção de tecidos. Porém a França tem vantagem comparativa na produção de vestidos em relação a Inglaterra pois seu custo de oportunidade na produção de vestidos em termos de biscoitos(=20) é menor que o da Inglaterra....
tracking img