Teste de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

DISCIPLINA: QUALIDADE DE SOFTWARE.

2011

Alunos: Gilmar Barboza Lamas
Francisco Ricardo de Castro
Michael Monteiro de Oliveira

1). Enade 2008.

Ao longo de todo o desenvolvimento do software, devem ser aplicadas atividades de garantia de qualidade de software (GQS), entre as quais se encontra a atividade de teste. Um doscritérios de teste utilizados para gerar casos de teste é o denominado critério dos caminhos básicos, cujo número de caminhos pode ser determinado com base na complexidade ciclomática. Considerando-se o grafo de fluxo de controle apresentado na figura ao lado, no qual os nós representam os blocos de comandos e as arestas representam a transferência de controle, qual a quantidade de caminhos básicosque devem ser testados no programa associado a esse grafo de fluxo de controle, sabendo-se que essa quantidade é igual à complexidade ciclomática mais um?

(A) 1.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 7.
(E) 8.

Comentário:

Complexidade ciclomática é uma métrica de software desenvolvida por
Thomas J. McCabe em 1976. Ela mede a quantidade de lógica de decisão usada em um módulo de software. Maisespecificamente, mede o número de caminhos linearmente independentes através do código fonte de um programa.
A complexidade ciclomática é medida a partir do grafo de fluxo de controle de um programa: os nodos do grafo correspondem aos comandos do programa e uma aresta orientada conecta dois nodos se o segundo comando puder ser executado imediatamente após o primeiro.
O conceito de complexidadeciclomática é importante na área de teste de software porque ajuda a definir o esforço de teste necessário para se verificar um determinado módulo. Quanto maior a complexidade, maior o número de casos de teste necessários para verificar adequadamente o módulo. Por exemplo, dado que Cm seja a complexidade ciclomática de um módulo m, sabe-se que:
a) Cm é a quantidade máxima de testes necessários para se obtercobertura de ramos sobre o grafo de fluxo de controle do módulo m.
b) Cm é a quantidade mínima de testes necessários para se obter cobertura de caminhos sobre o grafo de fluxo de controle do módulo m.

A questão 12 solicita que se avalie a quantidade de caminhos básicos que devem ser testados no programa associado ao grafo de fluxo de controle apresentado. método dos caminhos básicos de McCabeé apresentado por Jorgensen (1995). Por este método, o número ciclomático de um grafo G, denotado por V(G), é igual a:
V(G) = e – n + p
Onde:
e = número de arestas do grafo
n = número de nodos do grafo
p = número de componentes de G

A proposta de McCabe baseia-se na teoria dos grafos, de onde se sabe que o número ciclomático de um grafo fortemente conectado corresponde à quantidade decircuitos independentes do grafo (um circuito é similar a uma cadeia, sem laços ou decisões). Para Jorgensen, um componente de um grafo é um conjunto maximal de nodos conectados. Neste caso, todo grafo de programa terá p = 1, visto que nodos não conectados correspondem a comandos que nunca serão alcançados.
No caso da figura 1, o número ciclomático seria: V(G) = 9 – 7 + 1 = 3.
O método dos caminhosbásicos de McCabe coloca ainda que, como os grafos de programa não são fortemente conexos, é necessário acrescentar uma aresta conectando o último nodo ao primeiro de maneira a obter esta característica. Por esta razão a questão coloca que o número de caminhos básicos a serem testados é igual à complexidade ciclomática mais um.
Por esta razão, dado que o número ciclomático calculado foi 3,somando-se 1, a resposta correta da questão 12 é 4.
A questão, porém, é polêmica. O próprio Jorgensen coloca que existe confusão na literatura sobre a fórmula da complexidade ciclomática. Algumas fontes usam a fórmula V(G) = e – n + p, enquanto outras usam V(G) = e – n + 2p, já prevendo na própria fórmula o acréscimo do arco extra que torna o grafo fortemente conexo. Além disso, todos concordam que...
tracking img