Malwares conceitos, historicidade e impacto

4650 palavras 19 páginas
Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Malwares: Conceitos, Historicidade e Impacto
Guilherme Resende Sá1
Elizabeth d’Arrochella Teixeira2
Brasília – DF - Junho/2011
Resumo: As organizações preocupam-se cada vez mais com a segurança de suas informações, visto que são seus maiores ativos. Os usuários comuns, por sua vez, zelam pela integridade e confidencialidade de seus dados. Essas exigências são, na atual realidade, muito comuns em um mundo interligado pelos vastos recursos da TI.
Em contrapartida alguns fatores conspiram, propositadamente, a favor do fracasso destas medidas. Esse trabalho disponibiliza um estudo sobre os malwares, entropias negativas de sistemas computacionais, tão comuns que vêem causando imensos prejuízos na grande rede de computadores. O trabalho explanará conceitos sobre, vírus, worms, trojans e sua impactação no cenário atual.
Palavras-chave: Malware. Vírus. Trojan. Worm. Programas Maliciosos.

1. Introdução
De acordo com McAfee (2011), o termo malware é um termo designado para referenciar genericamente qualquer tipo de praga virtual, sejam vírus, trojans, worms ou qualquer outro gênero de software malicioso.
Conforme o explicitado por Feitosa, Souto e Sadok (2008, apud Pang et al.,
2004), na internet, o tráfego não desejado3, composto por vários componentes, inclusive todos os gêneros de malwares, pode ser considerado uma pandemia cujas conseqüências podem ser verificadas nos constantes prejuízos financeiros dos envolvidos na Internet. Somente em 2006, os prejuízos, a efeito de worms foi calculado em aproximadamente US$ 245 milhões, somente para os provedores de acesso norte-americanos.
Ranieri e Vieira (2005, apud INFO, 2004) esclarecem a seriedade da situação no tocante às pragas virtuais, expondo que é necessário tão somente conectar um computador a uma fonte de energia para que o equipamento torne-se alvo dos efeitos negativos dos variados malwares. Diz também que, seja qual for o sistema
alvo,

Relacionados

  • PIM 1
    28103 palavras | 113 páginas