Teologia da prosperidade: o mal do século xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa tem por objetivo apresentar o mal que a teologia da prosperidade, um movimento religioso imaturo, ganancioso e irracional, tem causado em diversas igrejas e ministérios. Sua doutrina afirma a partir da interpretação de alguns textos bíblicos como Gênesis. 17.7, Marcos 11.23-24 e Lucas 11.9-10, que os que são verdadeiramente fiéis a Deus devem desfrutar deuma excelente situação na área financeira, familiar, na saúde, e em todas as áreas da vida física, espiritual, sentimental e amorosa.
A teologia da prosperidade teve sua origem na década de 40 nos Estados Unidos o pioneiro desse movimento foi o estado-unidense E. W. Kenyon, enquanto o maior divulgador foi Kenneth Hagin, que influenciou a muitos pregadores nos Estados Unidos que ganharamreconhecimento mundial, como Kenneth Copeland, Benny Hinn, David (Paul) Yonggi Cho, entre outros. A Partir dos anos 70 e 80, a teologia da prosperidade se estendeu a muitos países, incluindo Portugal, onde se destacou Jorge Tadeu, fundador da Igreja Maná, e também o Brasil. Ao longo dos anos essa doutrina foi abraçada principalmente por igrejas neo-pentecostais. No Brasil, as maiores igrejas desse movimentosão a Igreja Universal do Reino de Deus, do Bispo Macedo, a Igreja Internacional da Graça de Deus, do Missionário R. R. Soares, a Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo Apóstolo Waldemiro Santiago, também dissidente da Igreja Universal, a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada pelo casal Estevam e Sônia Hernandes, a Igreja Vitória em Cristo, além da Igreja Nacional do Senhor JesusCristo, de Valnice Milhomens.
Na história do movimento da prosperidade, Kenneth Hagin, Kenneth Copeland, e Frederick K. C. Price foram alguns dos mestres que fundaram essa doutrina. Correntemente, alguns notáveis proponentes da teologia da prosperidade são: Benny Hinn, Edir Macedo, Silas Malafaia, Morris Cerullo, Estevam Hernandes, Joel Osteen, Kenneth Copeland, Kenneth Hagin, Pat Robertson chamaessa teoria de "Lei da Reciprocidade" em sua demonstração, O Clube dos 700.
No Brasil a teologia da prosperidade chegou na década de 70 e foi promovida principalmente pelas igrejas neopentecostais. Começou com um movimento pequeno, mas sutilmente foi conquistando adeptos e tornando-se cada vez mais uma realidade no contexto religioso.
Uma das maneiras de se buscar uma aproximação do assuntoabordado é a análise histórica. Sendo assim, a aproximação histórica facilita a compreensão do estado do projeto de pesquisa sobre o assunto em pauta.
Quais as conseqüências causadas no decorrer da história que a doutrina da prosperidade está causando nas igrejas evangélicas brasileiras e sociedade? Onde está o erro na teologia da prosperidade? Por que a doutrina da prosperidade é contrária aosensinamentos de Jesus? É a busca por esta resposta, que a presente obra começa sua existência.
     De modo que, devemos combater e denunciar esse engodo doutrinário que fundamenta-se na confissão positiva, autoridade espiritual, bençãos e maldições, promovendo estragos incalculáveis e prejuízos incontáveis.
O meu objetivo não é fazer apologia à pobreza, mas simplesmente refletir sobre os estragosque são provocados quando as prioridades determinadas pelo evangelho são substituídas. Apenas a titulo de lembrança, Jesus disse – Buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas, Mt 6.33. De modo que, poderia acrescentar mais um tópico aos estragos da teologia da prosperidade – BUSCAM PRIMEIRO AS DEMAIS COISAS, E O REINO DE DEUS É ACRESCENTADO.OBJETIVO
Pretende-se ao longo do projeto mostrar a todas as comunidades as características negativas, causadas pela doutrina da prosperidade. Analisar, destacar e encontrar soluções e explicações que ajudem a compreender o porquê de a doutrina da prosperidade ser um grande mal do século.

IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
O tema abordado destina-se a verificar a relação existente entre a doutrina da...
tracking img