Teste de chamas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teste de chama
Introdução
O ser humano busca entender e explicar, desde a antiguidade, a constituição da matéria que compõe nosso planeta e também o universo. Por volta de 500 a.C. antes de o filósofo Anaxágoras já imaginava um composto inúmeras vezes em porções cada vez menores e chegou a conclusão de que poderia continuar dividindo sem jamais chegar ao fim.
Em 1803, o cientista inglês JohnDalton (1766-1844) propôs o seguinte modelo da matéria:
-A matéria é formada de minúsculas partículas indivisíveis, denominadas “Átomos”, em homenagem a Leucipo e Demócrito;
-Os átomos de cada elemento são todos iguais, porém, os átomos de diferentes elementos têm diferente massa.
-A combinação química ocorre quando átomos de dois ou mais elementos formão uma “firme união”.
-Os átomos não sãonem destruídos nem criados numa reação química.
A descoberta dos elétrons:
Em 1897, Joseph John Thomson, baseando-se em alguns experimentos também propõe um modelo atômico. Segundo ele, o átomo seria um aglomerado de compostos por partículas positivas e pesadas denominadas prótons e de partículas negativas e leves denominadas elétrons, seu modelo ficou conhecido como pudim de passas.
Omodelo atômico de Rutherford:
O experimento constitui no bombardeamento de uma fina lâmina de ouro. Rutherford e seus colaboradores descobriram que a grande maioria das partículas atravessava a lâmina de ouro sem sofrer desvios, como se a matéria fosse constituída de um grande vazio. Averiguando com mais precisão, descobriram que uma pequena parcela sofria desvio e que algumas até eram refletidas devolta, na direção de onde saíam como se tivesse colidindo frontalmente com um objeto imóvel. A existência do nêutron se deu por volta de 1932, por Chadwick, com isso o modelo atômico proposto por Rutherford sofre uma pequena modificação onde acontece a inclusão do nêutron juntamente com os prótons no núcleo atômico, porém posteriormente o modelo atômico de Rutherford foi muito criticado, pois comoos elétrons giravam em torno do núcleo eles deveriam perder energia e conseqüentemente acabariam por cair no núcleo do átomo, más isso não ocorre na prática já que o átomo é uma estrutura estável.
Os postulados de Bohr:

A partir disso, Niels Bohr completa o modelo atômico de Rutherford através dos estudos feitos por ele sobre os espectros atômicos. Bohr então fundamentou alguns postulados ondediz que os elétrons descrevem ao redor do núcleo orbitais circulares chamados de orbitais ou camadas com diferentes níveis de energia, nesse movimento os elétrons não emitem energia espontaneamente, os elétrons podem saltar para camadas mais externas ao receber uma quantidade bem definida de energia ou voltar para camadas mais internas emitindo energia em forma de calor ou de luz. Esse modeloatômico ficou conhecido como modelo atômico de Rutherford-Bohr.

Desenvolvimento teórico

O Teste de Chama  é um procedimento utilizado na Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico de cada elemento. O teste envolve a introdução da  amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras são manuseadas com fios deníquel-cromo previamente limpos com ácido clorídrico (Hcl) para retirar resíduos de soluções anteriores.
O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o quechamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (Luz). Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de...
tracking img