Teste de chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Maringá – UEM
Campus Regional de Goioerê – CRG
Departamento de Engenharia Têxtil – DET
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Laboratório de Química geral e inorgânica
Docente: Giselle Couto

TESTE DE CHAMA.

Acadêmicos (as) | R.A.: |
Angélica dos Santos de Souza | 68735 |
Cristiana Oliveira | 69568 |
Mônica Geska F. Tesolim | 48918 |

Goioerê, Maiode 2012.

1. Objetivo
Aprender a manipular o bico de Bünsen; Identificar a presença de um determinado metal na amostra, através da transição de seus elétrons, isto é, mudança visível na coloração da chama do bico de Bünsen.

2. Introdução.
O bico de Bunsen é um queimador de gás semelhante aos existentes nos fogões a gás domésticos. O gás comum de cozinha consiste de uma misturacontendo principalmente propano e butano, e pode reagir com o oxigênio do ar em reação muito exotérmica, produzindo grande quantidade de calor.
CnH2n+2 + (3n+1)O2 nCO2 + (n+1)H2O + calor
A chama do bico de Bunsen é constituída de duas partes, chamadas de cone externo e cone interno. No interior do cone interno não há combustão, sendo essa uma região fria. A região mais quente da chama é a regiãodentro do cone externo e um pouco acima do extremo superior do cone interno. A regulagem do ar deve ser feita de forma que toda a chama fique azul, exceto uma pequena região no topo do cone interno, que deve ficar levemente amarelada. Neste ponto, se você deixar entrar mais ar, a ponta do cone interno fica azul, mas começa a ficar irregular, espalhando-se um pouco e oscilando; a chama começa a “soprar”(faz um ruído, como um sopro) e torna-se instável (apaga mais facilmente) e um pouco menos quente. Fechando a entrada de ar de uma chama bem regulada, ela se torna amarela e fuliginosa.
Quando um elétron, de alguma maneira, é promovido para um nível de energia mais alto, se diz que o átomo está excitado. A posição mais elevada do elétron é apenas momentânea, pois ele logo retorna a seu estado demais baixa energia. O átomo, então, perde essa energia Adquirida temporariamente, retornando a um nível mais baixo e emitindo energia radiante. O átomo, neste caso, sofreu um processo de excitação, seguido por um de relaxação.
Da mesma forma que um elemento eletricamente neutro tem seu próprio número de elétrons, cada elemento possui também seu próprio conjunto característico de níveis deenergia. Os elétrons que “caem” de níveis mais altos para níveis mais baixos de energia emitem cada em cada um desses saltos um pulso oscilante de radiação eletromagnética, chamado de fóton, cuja frequência está relacionada à diferença de energia correspondente ao salto. Pensamos no fóton como sendo um corpúsculo localizado de pura energia – uma “partícula” de luz – que é ejetado pelo átomo; Afrequência do fóton é diretamente proporcional a sua energia. Em notação matemática:
E ~ f
Quando uma constante de proporcionalidade h é introduzida, isso se torna uma equação exata:
E=h.f (1)
Onde h é a constante de Planck. Um fóton de um feixe de luz vermelha, por exemplo, carrega consigo uma quantidade de energia correspondente a sua frequência. Outro fóton com frequência duas vezes maior possui duasvezes mais energia e é encontrado na porção ultravioleta do espectro. Se muitos átomos do material forem excitados, serão emitidos muitos fótons com frequências diferentes, correspondentes às cores características da luz que é emitida por cada elemento químico.
A luz emitida pelos tubos de vidro de sinalizadores de advertência é uma consequência familiar da excitação. As diferentes cores da luzcorrespondem às excitações de diferentes gases, embora seja comum referi-se a qualquer deles simplesmente como “neônio” (neon). Apenas a luz vermelha corresponde, de fato, ao neônio. Nas extremidades do tubo, contendo o gás neônio ,se encontram os eletrodos. Elétrons são arrancados dos eletrodos e empurrados para frente e para trás, em altas velocidades, por uma grande voltagem alternada....
tracking img