Teste da chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Elaborado por: Iury Worycky Melo Probo, eng. de agrimensura-UFPI
SUMÁRIO

Pág.

Resumo.........................................................................................................................02 Introdução.....................................................................................................................03Materiais eMétodos....................................................................................04 Resultados e Discussões.............................................................................................05 Conclusão......................................................................................................................06ReferênciasBibliográficas............................................................................................07

RESUMO

A coloração da chama provocada pelas transições eletrônicas de determinado elemento químico presentes na amostra em estudo (em especial na forma iônica) consiste em expor os sais a elevadas temperaturas para que os cátions que os constituem passem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiaçõesde cor característica, sob a forma de uma chama colorida ocorrendo assim um exemplo de análise por via seca.

INTRODUÇÃO

A teoria do modelo atômico de Niels Bohr é baseada no trabalho de vários cientistas dentre eles Planck e Rutherford. Bohr acreditava que utilizando a teoria quântica de Planck, seria possível criar um novo modelo atômico, capaz de explicar a forma como oselétrons absorvem e emitem energia radiante. Em 1913, Bohr imaginou que a radiação emitida é limitada para um certo comprimento de onda. Com isso, deduziu que em um átomo, um elétron não está livre para ter qualquer quantidade de energia.
A energia de um elétron em um átomo é quantizada, e pode ter somente um valor de energia. Posteriormente, Bohr percebeu que os elétrons são organizados emníveis ou camadas de energia sendo que em cada, existe uma certa quantidade energia. Os elétrons são distribuídos em 7 camadas, designadas pelas letras: K, L, M, N, O, P e Q. Os elétrons não podem assumir qualquer valor de energia mas somente as que corresponde as camadas permitidas.Quando um elétron recebe uma quantidade de energia de uma fonte externa (chama,descarga elétrica), alguns elétrons da suaúltima camada absorvem essa energia e saltam para uma camada mais externa (Salto Quântico) produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons retorna ao seu estado fundamental, ele libera a energia absorvida em forma de onda eletromagnética. Essa energia emitida é conhecida como fóton.
Quando um elemento químico é submetido ao aquecimento, alguns de seus elétrons sãoexcitados e saltam para uma camada mais externa, e quando retornam, liberam a energia absorvida em um comprimento de onda característico, na faixa de um espectro visível, ou seja, o olho nu é capaz de enxergar as cores. A intensidade e a cor produzida pela liberação de energia podem ser visualizadas na cor da chama, pois cada elétron de um elemento químico tem energia única para ser excitado. Isso éfeito através de um ensaio denominado teste da chama. Esse teste é utilizado na química para detectar a presença de íons metálicos, baseado no espectro da emissão característica de cada elemento químico, que é a cor da chama emitida no retorno dos elétrons, quando uma amostra contendo esse elemento é submetida ao aquecimento. Os cloretos são mais voláteis e por isso misturando o composto com umpouco de ácido clorídrico concentrado conseguem-se obter melhores resultados.

MATERIAIS E MÉTODOS

MATERIAIS:

• Bico de Bunsen;
• Toalhas de papel;
• Tubos de ensaio;
• Suporte para tubos;
• Vareta de vidro (rosca);
• Algodão.

REAGENTES:

• Cloreto de sódio (NaCl);
• Cloreto de potássio (KCl);
• Cloreto de bário (BaCl2);
• Cloreto...
tracking img