Teste da chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



O experimento consiste em observar a mudança de coloração da chama do Bico de Bunsen na presença de sais metálicos. Cada substancia apresenta uma coloração diferente, sendo assimutilizada para descoberta do elemento contido na solução desafio.













































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
3PARTE EXPERIMENTAL 5
3.1 MATERIAIS E REAGENTES 5
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
4 DISCUSSÃO E RESULTADOS 6
5 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 91. INTRODUÇÃO
O teste de chama é baseado no Modelo Atômico de Bohr. Quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor),alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado.
Quando um desses elétrons excitadosretorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energianecessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz deenxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bunsen ésuficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza esensibilidade através da observação visual da chama.


















3
2. OBJETIVOS
Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos nas soluções...
tracking img