Tesdte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
ROTEIRO SUCINTO PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA
IVANY RODRIGUES PINO
DECISAE/FE/UNICAMP
 
Introdução
O projeto de pesquisa deve refletir os pólos: epistemológico, teórico e tecnológico do processo de produção do conhecimento. Eles não configuram momentos separados da pesquisa, mas aspectos particulares de uma mesma realidade de produção de discursos e de práticascientíficas.
Na sua elaboração deve-se considerar a possibilidade de variação na sua composição, dependendo entre outros fatores: do tipo da pesquisa (qualitativa/quantitativa, Inclusive sem a exclusividade de uma delas)-, do modelo da pesquisa (histórica, comparativa, estudo de caso, entrevista da natureza do objeto, da formação do pesquisador, da orientação das organizações de financiamento, dasUniversidades, Departamentos, Agências, Fundações ou Centros de Pesquisa.
Entretanto alguns elementos são mais ou menos constantes nos projetos de pesquisa, tais como: a seleção do tema, a problemática, o recorte do objeto com a enunciação do(s) problema(s), justificativa e relevância teórica e social, delimitação do objeto, objetivos, formulação teórica (referencial) e explicitação conceitual, revisãobibliográfica, hipóteses, amostragem técnicas para coleta de dados, previsão de tratamento dos dados, orçamento e cronograma.
A origem de um projeto de pesquisa pode estar situada em "interesses e condições variadas" que levarão o pesquisador a orientar-se na escolha da problemática dentro da complexidade do campo de educação. É desta problemática - ampla, abrangente, desvelando a complexidade dotema - que será recortado o objeto. Este não é dado por si e nem salta do real, é construído. Sua construção - feita pelo pesquisador - é ancorada no encontro da teoria e do real. É desse encontro que sai(em) a(s) indagação(ões) - questão(ões) que colocada(s) ao objeto comporá(ão) o(s) problema(s). Este(s) problema(s) constitui(em) "o instrumento fundamental para se circunscrever, pouco a pouco, oâmbito dos fenômenos inquiridos e a orientação das informações" (ibld).
A construção do objeto da pesquisa não se faz de forma nem imediata, nem linear. Pressupõe conhecimentos progressivos tanto sobre o tema selecionado quanto sobre o estado atual da produção de pesquisas relativas a ele que irão ajudar, inclusive, no delineamento da problemática (relativa ao tema) e das questões que devem sercolocadas ao objeto. As reflexões, as análises vão acumulando-se, organizando as idéias e permitindo o vigor do processo de elaboração do projeto.
Neste movimento, é preciso haver o encontro entre teoria e real e o pesquisador deve estar atento para que ele permaneça durante todo o processo da pesquisa.
 
DESENVOLVINIENTO DO TRABALHO
Um projeto de pesquisa deve conter, fundamentalmente osseguintes elementos- 
I - Introdução
II - Problemática, recorte do objeto, problema(s), justificativa, relevância e limites
III - Objetivos
IV -Quadro ou referencial teórico e o estado atual da pesquisa sobre o tema
V - Hipóteses, definição e operacionalização das variáveis (se for o caso)
VI -Metodologias: 1. Tipo, modelo e modo de pesquisar
   2. Definição do campo de pesquisa
   3. Pólotecnológico- escolha e construção
   4. Procedimento para a coleta de dados
   5. Previsão de tratamento dos dados
Vlll - Cronograma de atividades
 
I - Introdução
O importante neste item é que o tema e o pesquisador sejam contextualizados. É, portanto, a apresentação do projeto de uma forma geral, podendo situar ai a trajetória do pesquisador e o "lugar" de onde fala.
 
II - Problemática
É omomento privilegiado do pólo epistemológico, embora, ao longo de toda pesquisa, ele seja a garantia da objetivação da pesquisa, da ruptura com o senso comum.
Esta é a primeira parte do projeto de pesquisa e define-se pela apresentação, de forma clara, permitida pelo estágio no processo da construção da problemática, do objeto, e do(s) problema(s) a ele colocado(s). É importante que esteja nela...
tracking img