Terra - meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Terra








INTRODUÇÃO


Além de interferir nos ambientes através da produção de resíduos e poluentes a humanidade tem alterado o equilíbrio dos ecossistemas, quando introduz espécies estranhas em ecossistemas naturais ou leva inúmeras espécies à extinção. A interferência em comunidades equilibradas pode colocar em risco tudo que a natureza levou centenas de milhares de anospara criar.
A expansão das terras cultivadas e o crescimento das cidades têm levado à destruição das florestas naturais o mundo, o mundo perde mais ou menos segundo estudos todo ano enormes extensões de florestas tropicais. As matas são derrubadas prejudicando o solo e causando poluição atmosférica.
Os desmatamentos indiscriminados, além de levarem comunidades e espécies à extinção, têm outrasgraves conseqüências: a erosão e o empobrecimento do solo causado pelas chuvas e ventos que sem a proteção do cobertor vegetal carregam a camada fértil do solo que se torna pobre e acidentado. Além disso, o uso descontrolado de agrotóxicos nas lavouras contaminam o subsolo devastando e poluindo os nutrientes e lençóis freáticos artesianos e semi-artesianos.
Ouvimos constantemente que a espéciehumana, por agredir a natureza, está a caminho da auto destruição. Será que corremos riscos reais de catástrofes causadas pela poluição ou de se esgotarem as fontes de energia e outros importantes recursos naturais.
Lemos em jornais e revistas informações desencontradas. A maioria dos estudiosos acredita que a humanidade se encontra muito perto de provocar danos irreversíveis e irreparáveis aoplaneta. De vez em quando, porém, alguns anunciam que os alertas dos ecologistas são exagerados e que a humanidade saberá solucionar todos os problemas que criar. Em quem acreditar?
Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que toda a espécie humana não pode sobreviver se não explorando os recursos do ambiente. Temos necessariamente de matar para viver. Ao comermos plantas e animais, delesextraímos energia e matéria prima para nossa vida. Além disso, temos de combater as espécies que nos causam doenças (bactérias, fungos, vermes, insetos, etc...) e também aqueles que competem conosco pelo alimento (parasitas e predadores de nossas lavouras e rebanhos).










SOLO


Considera-se um solo poluído quando ele passa a conter materiais que, em condições normais, nãoexistem nele. Qualquer solo, para além dos materiais sólidos que o compõem, contêm água, que dissolve os sais minerais indispensáveis para a flora, e ar entre as partículas sólidas. Deste modo, todos os poluentes da água e do ar, indiretamente, também poluem os solos.
Os resultantes da ação do Homem, que pode ter duas origens:
Criminosa, quando os materiais são lançados voluntariamente com o fimde causar prejuízos ao proprietário do terreno.
Involuntária, quando materiais poluentes ao serem guardados num dado local (lixeiras, aterros sanitários deficientes, contentores que com o tempo se corroem, etc.), podem ser arrastados para outros locais se as condições meteorológicas forem anormais ou os terrenos que os contêm cedem e os derramam.
Se o estudo de solos contaminados é recente, ainvestigação e desenvolvimento de processos e tecnologias de tratamento é-o ainda mais. A abordagem das áreas contaminadas considera, normalmente três fases fundamentais:
Identificação das áreas contaminadas;
Diagnóstico-avaliação das áreas contaminadas;
Tratamento das áreas contaminadas.

Atualmente consideram-se três grandes grupos de métodos de descontaminação de solo:
descontaminação nolocal (“in-situ”);
descontaminação fora do local (“on/off-site”)
confinamento/isolamento da área contaminada.

Esta 3ª opção não se trata verdadeiramente de um processo de descontaminação, mas sim de uma solução provisória para o problema.
As técnicas “on/off site” exigem a extração, por escavação, do solo contaminado, o solo extraído pode ser tratado no local (“on-site”) ou...
tracking img