Slide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto

Meio Ambiente
“Prioridade na Educação”

As editoras Biruta, Callis, Nova Alexandria e Noovha América apresentam:

Projeto

Meio Ambiente
“Prioridade na Educação”

“Se destruir as matas e preservar as cidades, estas não sobreviverão, mas, se preservar as matas e destruir as cidades, elas ressurgirão”.
(Flancrim)

Projeto Meio Ambiente

Relato de transformação
A profª.Clara resolveu levar seus alunos a um parque quase abandonado próximo à sua escola, pois queria mostrar a eles que a leitura torna-se mais agradável ao ar livre. O parque estava sujo, não havia flores e as árvores solitárias e mal cuidadas. A grama só era vista em alguns cantinhos, onde não passavam pessoas. Esses cantinhos foram os escolhidos para eles se aconchegarem. A princípio, a intenção daprofessora era apenas despertar o encantamento pela leitura. Mas, junto com os alunos, decidiu escolher livros que tratassem sobre o Meio Ambiente. Após algumas horas de leitura durante a semana, discutindo atitudes dos personagens que agiam nas historinhas para melhoria do Meio Ambiente, os alunos motivados decidiram agir e fazer sua parte em prol da Natureza. Começaram, então, a conversar comseus pais sobre a importância da preservação daquele parque. Convenceram-lhes a ajudar na limpeza do mesmo. E assim fizeram um mutirão. Depois, as crianças foram a várias casas de floricultura do bairro, pediram informações sobre plantio, e solicitaram que fornecessem gramas, plantas, adubo etc. para que pudessem tornar aquele espaço mais bonito e vivo. Era tal a motivação das crianças que os adultoslogo se prontificaram a ajudar. De repente, todos estavam envolvidos no projeto. O parque, aos poucos, ia revivendo e agradecia naturalmente com a sua beleza, sombra e alegria a quem o visse. Os idosos passaram a passear naquele parque. A vizinhança até mudava o rumo só para vê-lo. As autoridades decidiram também colaborar, restaurando os bancos, as calçadas e até a sinalização de trânsito, queparecia também ter sido esquecida. A ação das crianças não terminou por aí. Deixaram, também, a escola mais bonita, a praça e assim por diante. Criaram o lema: Não basta apenas ler, tem que participar!

3

Projeto Meio Ambiente

“Todos têm direito ao Meio Ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e àcoletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações.”
(Artigo 225 da Constituição) As editoras: Biruta, Callis, Nova Alexandria e Noovha América, conscientes da importância da leitura ativa e participativa, apresentam projetos sobre como trabalhar a leitura, tornando esta, não apenas um meio transformador, mas também o que transforma. Abordamos vários temas, mas consideramos o maisemergente, no momento atual, o Meio Ambiente. Não será necessário relacionar os motivos, todos nós sabemos os riscos sobre a extinção dos recursos naturais de nosso Planeta Terra se não passarmos a cuidar dele hoje mesmo. Acreditamos que será por meio de projetos coletivos e parcerias educativas como este que conseguiremos conscientizar e, assim, fomentar ações individuais e cotidianas (como a dessaprofessora, por exemplo), as quais podem salvar de fato o nosso Planeta.

“Nenhuma abundância de recursos resiste ao impacto de uma exploração sem retorno.”
(Paulo Nogueira Neto)

4

Projeto Meio Ambiente

Formamos uma equipe que estuda diariamente e elabora oficinas que visam proporcionar ao profissional da Educação um apoio sobre “Como trabalhar as temáticas ambientais presentes em umlivro e o que fazer a partir de sua leitura”. Orientamos, também, esses educadores, sobre como tratar cada tema com seus alunos de formas práticas, competentes, dinâmicas, inovadoras e, sobretudo, descontraídas, levando os leitores a conscientizarem-se sobre seu papel e responsabilidade com o meio em que vivem, mas, principalmente, motivando-os à ação através da leitura.

“A Natureza trabalha...
tracking img