Ternadjdahbbadfsa

449 palavras 2 páginas
O que é?
Engenharia Genética é o termo utilizado para descrever algumas técnicas modernas que têm vindo a revolucionar o campo da Biotecnologia. Consiste num conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, isolar, manipular e multiplicar os genes de organismos vivos. Estas técnicas incluem a cultura de células, o uso de isótopos radioactivos, a clonagem molecular, a tecnologia do ADN (ácido desoxirribonucleico) recombinante e o aperfeiçoamento das técnicas de obtenção, purificação e manipulação de enzimas. O objectivo é introduzir novas características ou atributos fisiológicos ou físicos em seres vivos, como por exemplo, tornar uma planta resistente a um herbicida.
Deve ter-se em conta que isto não é Engenharia no sentido convencional. O termo Engenharia geralmente implica um total conhecimento dos resultados de uma dada intervenção. Contudo, há muitos exemplos de alterações de sequências de ADN num organismo que levam a alterações sistémicas muitas vezes inesperadas.

História
Os pesquisadores norte-americanos George W. Beadle e Edward L. Tatum, na década de 1930, demonstraram que a produção de proteínas e enzimas era regulada pelos genes e que, consequentemente, estes últimos intervinham nas múltiplas reacções que ocorrem nos seres vivos. Destas pesquisas, resultou o processo de descoberta da estrutura genética do Homem.
Oswald T. Avery em 1944, ao analisar a cadeia polinucleotídica doDNA, descobriu que este é o componente cromossómico que permite a transmissão das informações genéticas.
Em 1953, o inglês Francis H. C. Crick e o norte-americano James D. Watson, com base nos trabalhos de Chargaff, Rosalind Franklin e Maurice Wilkins, apresentaram o modelo de dupla hélice para a molécula de DNA.
Em 1961, os franceses François Jacob e Jacques Monod estudaram o processo de síntese de proteínas nas células bacterianas. Descobriram que o responsável pela regulação desta síntese era o DNA, que passou então a ser o elemento central das pesquisas de

Relacionados