Impactos hidreletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos Sociais causados por hidrelétricas

Introdução
A geração de Energia no Brasil aproveita em 100% o potencial de bacias hidrograficas. Nos anos 60 a Central Eletrica Brasileira (Eletrobrás),desenvolveu grandes projetos de implantação de hidrelétricas,tendo como exemplo Itaipu Binacional, Balbina, Sobradinho e Itaparica.
EM 1970 a Central Elétrica do Sul (Eletrosul) desenvolveu umprojeto para o aproveitamento do potêncial energetico do rio uruguai, no Sul do Brasil, envolvendo a construção de 22 barragens com um potencial de geração de 9500 MW e 36 mil pessoas atingidas. O anúncio do projeto provocou imediata reação das populações afetadas, através da formação de uma Comissão Regional de Atingidos por Barragens (CRAB), que mais tarde se transformou no movimento Nacional deBarragens (MAB).
Apartir de 90 com a privatização do setor elétrico o governo passou a estimular a implantação de usina planejadas o que tem dificultado os movimentos de resistência liderados pelo MAB, criando mais incertezas para as populações afetadas. Percebe-se que tais projetos foram realizados sem levar em consideração a opnião e cultura da população local.
Efeitos
Em cada região asculturas,os valores,as formas de vivência de luta e organização são diferentes,sendo assim os efeitos causados por construções de hidrelétricas e suas barragens podem variar dependendo do local.
Existem vários impactos sociais tais como: Alagamentos de propriedades,casas,áreas produtivas de até cidades inteiras,levando em consideração as perdas de laços familiares e de laçoscomunitários,separação de comunidades, famílias,destruição de igrejas e templos religiosos.
Podendo caracteriza-los entre perdar materiais: perda de terras,destruição de igrejas, clubes, escolas, comércios que são um conjunto de impactos mais evidentes e as perdas imateriais os menos evidentes, são: destruição dos laços e redes sociais como perdas de amigos de infãncia,vizinhos e parentes,o que pode trazer muitatristeza,solidão ocasionando em depressão.

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/impactos-provocados-por-usinas-hidreletricas/62812/
Conceito de atingidos

O I Encontro Nacional de Trabalhadores Atingidos por Barragens (abril de 1989). Definiu como atingidos todos aqueles que sofrem modificações nas suas
condições de vida como conseqüência da implantação dasbarragens,independentemente do local em que vivem ou trabalham. Todos que tenham sua vida afetada de alguma forma pelas construções de barragens é um atingido.

http://geolibertaria2.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
Os impactos sociais,economicos e culturais não se limitam a população de áres inundadas,também são afetadas as populções de áreas jusantes(abaixo) e montante(acima) das barragens,estes utilizamde alguma forma de recursos naturais como rios,florestas,pastos etc. Muitos destes problemas se agravam quando concretizadas as obras e alguns dos principais impactos só aparecem depois destas concluidas. Alguns riscos eminentes as populaçoes é a contaminção de peixes pela concentração de mercúrio nos reservatórios,que usados na alimentação causam grande risco a saúde humana. E também adestruição das bases produtiva da aldeia (agricultura e pesca),ocasionando a ecassez de comida e gerando má nutrição e a fome.

População Indigena
Nas comunidades indigenas os efeitos sociais negativos são ainda maiores,pela forte ligação espiritual com o local. Os laços espirituais e suas práticas culturais são essenciais para a formação dessa comunidade,onde são destruidos pelos deslocamentos efalta de recursos comunais em que sua economia é baseada.
Além disso o risco de doenças cusados por parasitas em especial as esquissotomose e a malária podem aumentar,pois as barragens proporcionam um ambiente favorável a criação de mosquitos e caramujos transmissores de doenças.
Em 1981 Aspelin e Santos, com a obra Indian Areas Threatened by Hydroelectric Projects in Brazil, alertavam...
tracking img