Termoplastico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O homem começou a utilizar a ergonomia desde a pré-história quando, mesmo inconscientemente, aperfeiçoou suas ferramentas de caça para poder caçar de forma mais eficaz e eficiente.Porem foi após a 2ª guerra mundial que ela teve seu destaque em virtude do auge entre a incompatibilidade do progresso humano e o progresso técnico, onde os equipamentos militares exigiam dos operadoresdecisões rápidas, precisas e complexas.
A partir da década de 50 a ergonomia ultrapassou as fronteiras das industrias bélicas e começou a ser incrementada nas industrias de bens de consumo otimizandoo trabalho humano, desenvolvendo máquinas e equipamentos juntamente com a melhoria do espaço físico de trabalho adaptados ao homem, do ponto de vista antropométrico, biomecânico, fisiológico,psicológico, de formação, de competência, dentre outros.
Mas afinal, o que é ergonomia?
São muitos os conceitos e definições propostas, a palavra Ergonomia deriva do grego “eregon” que significa trabalho e“nomos” que significa leis ou regras, denominação atribuída ao engenheiro inglês Murrel da década de 40. Vários estudiosos definiram a ergonomia, como por exemplo os franceses Alain Wisner, JaquesEtienne Grandjean e Antoine Laville.
Porém as definições mais utilizadas atualmente é a da Organização Mundial de Saúde (OMS) que define a ergonomia como “uma ciência que visa o máximo rendimento,reduzindo os riscos do erro humano ao mínimo, ao mesmo tempo que trata de diminuir, dentro do possível, os perigos para o trabalhador. Estas funções são realizadas com a ajuda de métodos científicos e tendoem conta, simultaneamente, as possibilidades e as limitações humanas devido à anatomia, fisiologia e psicologia" e a da Organização Internacional do Trabalho que define a ergonomia como “a aplicaçãodas ciências biológicas do Homem em conjunto com as ciências de engenharia, para alcançar a adaptação do homem com o seu trabalho medindo-se os seus efeitos em torno da eficiência e do bem estar...
tracking img