Termologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica (português do Brasil) ou anorética (português de Portugal). Uma pessoaanoréxica pode ser também bulímica.[1] A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houverum quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.
Disúria refere-se à dificuldade para urinar. As causas podem ser obstrutivas ou inflamatórias com acometimento do trato urinário inferior. Disúria pode estarassociada à algúria, que é a sensação dolorosa causada pelo ato de urinar.
1. Afagia
(Dictionary)
Recusa obstinada em comer, resultante de anorexia, lesão hipotalâmica, negativismo ou sitiofobia.
2. Anorexia
(Dictionary)
Disorexia caracterizada pela perda ou diminuição do apetite ou pela recusa irrazoável em ingerir alimentos (afagia), mesmo nas quantidades mínimas. A anorexia pode surgir comoconsequência de acidose metabólica, ...

Letargia (do latim lethargia: lethe — esquecimento e argia — inacção) é a perda temporária e completa da sensibilidade e do movimento por causa fisiológica, ainda não identificada, levando o indivíduo a um estado mórbido em que as funções vitais estão atenuadas de tal forma que parece estarem suspensas, dando ao corpo a aparência de morte.
O paciente jazimóvel, os membros pendentes sem rigidez alguma, a respiração e o pulso ficam praticamente imperceptíveis, as pupilas dilatadas e sem reação à luz. Há casos em que o paciente, apesar da inércia absoluta, tudo percebe e compreende, mas se encontra totalmente impossibilitado de reagir de qualquer forma. Por motivo da atividade psíquica conservada durante esse estado letárgico, dá-se o nome de letargialúcida.
Antigamente, devido a falta de recursos da medicina, havia casos de pessoas dadas como mortas e que, posteriormente, no caso de exumações, verificou-se que o cadáver se encontrava em posição diferente da qual fora colocado no caixão ou de tampas arranhadas, sugerindo que tais pessoas foramenterradas vivas durante um estado letárgico. Atualmente a medicina reconhece como mortas somente aspessoas que não apresentem nenhuma atividade cerebral, o que impossibilitaria tal fato. Assistindo ao filme "Tempo de Despertar" pode se ter uma idéia clara de exemplo de letargia.

A hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nasartérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular osangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referentes ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 mmHg para a sistólica e entre 60 e 90 mmHg para a diastólica. A hipertensão tem sido definida como a pressão sanguínea de valor superior ou iguala 140/90 mmHg para um adulto jovem. Esta definição surgiu após 12 anos de experiência em 350.000 indivíduos de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos (Multiple Risk Factor Intervention Trial), porém a maioria dos médicos, cardiologistas ou não, considera o valor de 140 mm de Hg como sendo um valor normal. A Organização Mundial de Saúde fixou limites e, tendo em conta a relação...
tracking img