Imunoprofilaxia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Atribuições do Instituto Butantam na área da imunologia

O Instituto Butantan desde 1901 possui em suas atribuições a produção de imunobiológicos voltados à Saúde Pública, está vinculado àSecretaria de Estado da Saúde de São Paulo, é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, responsável por mais de 93% do total de soros e vacinas produzidas no Brasil.
O Instituto desenvolveestudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas, direta ou indiretamente, com a saúde pública. Produz vacinas e soros para uso profilático e curativo.
O Laboratório deImunologia Viral foi criado em 1985 e desde então tem desenvolvido projetos de pesquisa e desenvolvimento, respectivamente nas áreas de mecanismos de resistência as infecções virais e tecnologia decultura de células animais para a produção de antígenos virais e vacinas.

2. Porque algumas vacinas são vivas e outras mortas

Vacinas vivas atenuadas:
Para a produção dessas vacinas, os vírusselvagens sofrem mutações em laboratório, até que tenham enfraquecida sua capacidade de causar doença, mas que mantenham as características, necessárias para a indução da produção específica de anticorpospor nosso sistema imunológico. Esse vírus fruto de mutações em laboratório chama-se vírus vacinal.
O vírus vacinal, ao entrar em nosso organismo através da vacina, estimula a produção de anticorposespecíficos contra o vírus selvagem. Dessa forma, quando entramos em contato com o vírus selvagem, nosso organismo o reconhece e o inativa.
No entanto, a pesar de muito enfraquecidos, os vírusvacinais podem causar doença em pessoas cujo sistema imunológico esteja, também, muito enfraquecido. Por isso, vacinas de vírus atenuados não podem ser aplicadas em pessoas com AIDS, com CÂNCER ou outrasdoenças que afetem gravemente o sistema imunológico. Aconselha-se, da mesma forma, não sejam aplicadas durante a gravidez.


Características de vacinas vivas atenuadas:

 Por serem compostas...
tracking img