Termoformagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Termoformagem Entende-se por termoformagem a transformação do plástico sob ação de calor e força. Para este fim existe um grande número de técnicas de processamento. Para a termoformagem de termoplásticos tem sido disseminado o uso de ar e/ou vácuo para a produção da força necessária à formação. A seqüência normal do processo é: o plástico é aquecido a uma temperatura na qual ele atinge aelasticidade, moldado através da força do ar e novamente resfriado. Como os termoplásticos podem ser levados, por aquecimento, do estado fixo até o elástico, somente eles podem ser termoformados, enquanto que, por exemplo, os durômeros, que não se tornam elásticos com o aquecimento, não podem ser moldados por este processo. O processamento é feito principalmente com filmes e placas, com espessura entre0,1 e 12 mm. O material, também chamado de semi-manufaturado, pode ser encontrado em placas individuais ou em rolos. Processo de Termoformagem - Formagem em fase sólida Este processo usa um conjunto de dois moldes para dar a forma à peça. Não se utiliza vácuo. A pressão para formar a peça vem do fechamento mecânico de ambas as metades em lugar de ar sob pressão. A lâmina é aquecida a umatemperatura significativamente menor que na termoformagem por vácuo. Podem ser utilizados madeira, metal, gesso, epóxi, etc., para a confecção dos moldes, de acordo com a exigência do produto e quantidade de peças que serão produzidas. Com este método se pode conseguir uma excelente reprodução de detalhes do molde e uma boa precisão dimensional, incluindo superfícies rotuladas e texturizadas.

Figura 1 -Vista geral processo de termoformagem

Basicamente, as etapas do processo são: 1) Fixação da matéria prima e aquecimento;

Nesta etapa o plástico é aquecido até sua temperatura de elasticidade, conforme gráfico abaixo, sendo assim mantido em uma faixa onde pode ser moldado sem ser destruído ou fundido.

Requer-se que a chapa ou lâmina esteja firmemente fixa nas molduras do moldado. Emboraexista uma grande variedade de mecanismos, o requerimento principal é o de reter a lâmina plástica o suficientemente tensa para evitar que fique de fora da moldura durante o aquecimento e moldagem. Durante o aquecimento inicial de uma lâmina termoplástica, se libera uma significativa tensão na mesma. Para este processo, são utilizadas chapas ou filmes de até 12 mm de espessura, podendo este tersido adquirido em rolo ou individualmente, de acordo com a necessidade do equipamento. Também é válido lembrar que este material já foi anteriormente processado, podendo então ser adaptado de acordo com a necessidade do cliente. Existem diversas maneiras de produzir o aquecimento da matéria prima: - Condução, onde a lâmina se coloca em contato direto com uma fonte de calor; em geral uma placa quente.- Convecção, onde a lâmina se esquenta com o ar quente; - Radiação, onde o principal meio de calefação da lâmina é a emissão de radiação infravermelha proveniente de pratos cerâmicos, resistências metálicas ou queimaduras de gás. Porém a mais utilizada é o aquecimento por radiação infravermelho. Este processo permite que a radiação e a temperatura cheguem diretamente ao interior do plástico,causando assim um aquecimento uniforme e melhor controle da temperatura, evitando assim sobreaquecimento e problemas de danos ao material. A energia infravermelha irradiada desde uma fonte a uma temperatura é de 425°C a 650°C na faixa de 3,0 a 4,0 micra de comprimento de onda. Ainda que possa ser alcançada uma boa uniformidade e precisão na temperatura do aquecedor, a temperatura da lâmina pode nãoser uniforme, dado que pequenas correntes de ar ocasionadas por janelas ou portas abertas, podem alterar drasticamente a temperatura da lâmina. Por este motivo, deve-se evitar qualquer tipo de corrente de ar na área de injeção.

Figura 2- Detalhe faixa de aquecimento e trabalho dos polímeros

Figura 3 - Temperaturas de trabalho alguns polímeros mais utilizados

2) Moldagem Nesta etapa, com...
tracking img